TUTORIAL: CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS PARA ORIENTAR CUIDADORES NA IMPLEMENTAÇÃO DE INTERVENÇÕES ANALÍTICO-COMPORTAMENTAIS A INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
Tratamentos baseados na “Análise do Comportamento Aplicada” são eficazes para indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A intensidade da intervenção é frequentemente um fator chave. De forma geral, o treinamento de pais e outros cuidadores tem um papel coadjuvante na intervenção. Contudo, diante do contexto atual da pandemia da COVID-19, o treinamento e acompanhamento de cuidadores para implementação de estratégias de ensino analítico-comportamentais a crianças com TEA se mostra especialmente relevante. Considerando que o treinamento e acompanhamento pode ocorrer de forma virtual, este artigo tem como objetivo apresentar um tutorial para auxiliar profissionais analistas do comportamento a elaborarem vídeos para orientar cuidadores na implementação de programas de intervenção analítico-comportamentais a indivíduos com TEA. O tutorial pode também ser utilizado por analistas do comportamento interessados em desenvolver estratégias de intervenção on-line em outros contextos no quais os princípios da Análise do Comportamento podem ser aplicados, tais como educação, organizações, saúde e preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; treinamento de cuidadores; intervenção via cuidadores; vídeo; tutorial.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v15i2.8770