Cabeçalho da página

TUTORIAL: CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS PARA ORIENTAR CUIDADORES NA IMPLEMENTAÇÃO DE INTERVENÇÕES ANALÍTICO-COMPORTAMENTAIS A INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Malena Russelakis Carneiro Costa, Carlos Barbosa Alves de Souza

Resumo

Tratamentos baseados na “Análise do Comportamento Aplicada” são eficazes para indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A intensidade da intervenção é frequentemente um fator chave. De forma geral, o treinamento de pais e outros cuidadores tem um papel coadjuvante na intervenção. Contudo, diante do contexto atual da pandemia da COVID-19, o treinamento e acompanhamento de cuidadores para implementação de estratégias de ensino analítico-comportamentais a crianças com TEA se mostra especialmente relevante. Considerando que o treinamento e acompanhamento pode ocorrer de forma virtual, este artigo tem como objetivo apresentar um tutorial para auxiliar profissionais analistas do comportamento a elaborarem vídeos para orientar cuidadores na implementação de programas de intervenção analítico-comportamentais a indivíduos com TEA. O tutorial pode também ser utilizado por analistas do comportamento interessados em desenvolver estratégias de intervenção on-line em outros contextos no quais os princípios da Análise do Comportamento podem ser aplicados, tais como educação, organizações, saúde e preservação do meio ambiente.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; treinamento de cuidadores; intervenção via cuidadores; vídeo; tutorial.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v15i2.8770

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica