Gestão democrática do planejamento escolar
Resumo
Este trabalho resultou de reflexões, estudos e pesquisas realizados na área de gestão escolar e objetiva demonstrar que o planejamento educacional, particularmente o escolar, pode transformar-se em importante ferramenta na construção de novas relações de poder, condição indispensável para qualificação do processo educativo escolar, desde que seja realizado de forma participativa, a partir de uma determinada direção política, capaz de mobilizar, articular, negociar para uma intervenção organizada, por meio de propostas concretas advindas das necessidades e interesses dos sujeitos escolares. O processo de planejar-se organizadamente, com intencionalidade, deverá envolver mudanças de modo de pensar e agir, o que exige vontade, interesse, receptividade e compromisso dos sujeitos. Sabe-se que é um caminho de mão dupla, pois tanto pode servir para libertar, no sentido de desencadear o exercício da cidadania, como aprisionar para manter as estruturas vigentes, dependendo da concepção, metodologia e direção política de sua gestão, o que resulta de um conjunto de fatores que influem nas relações entre os sujeitos partícipes do processo.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rve.v0i1.17959
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