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Chamada para dossiês

 

A Revista Ver a Educação convida a submeter propostas para dossiês temáticos. Nossa intenção é fomentar debates relevantes e ampliar as discussões na área da educação, valorizando diferentes perspectivas e abordagens.

As propostas de dossiês devem ter no mínimo 1800 e no máximo 3000 caracteres com espaços e devem incluir obrigatoriamente título, justificativa e objetivos. Além disso, devem ser acompanhadas por: 

Nome do proponente: em propostas coletivas, deve ser designado um proponente líder, responsável pela coordenação e comunicação com a Equipe Editorial; sugerimos incluir pessoas de diferentes instituições/regiões/países.

Vínculo Institucional: os proponentes devem estar vinculados a instituições de ensino, pesquisa, movimentos sociais ou comprovar experiência relevante na área da educação.

Currículo Atualizado: preferencialmente CV Lattes.

Dados de Contato: e-mail institucional e telefone atualizados. 

As propostas devem ser encaminhadas em formato PDF para o e-mail: revistaeducacao@ufpa.br. A Equipe Editorial as avaliará com base na relevância e na aderência ao Foco e Escopo da Revista. Em caso de aprovação, será definido o período de publicação do dossiê. 

É importante frisar que o/a/os/as proponente/s serão responsáveis pela coordenação do processo de avaliação dos artigos do dossiê, em diálogo com a Equipe Editorial.


 
Publicado: 2025-02-27
 

Chamada de artigos para o dossiê temático "Ver a educação: conjunturas, desafios e direções transformativas"

 

O que significa o chamado “ver a educação” no tempo presente? Primeiramente, convida a retirar da invisibilidade sujeitos e experiências de cuidado com a vida que geralmente permanecem à margem e são considerados descartáveis pelo sistema capitalista, enquanto alheios a uma lógica puramente competitiva, utilitária e lucrativa. Implica também valorizar as formas plurais e os espaços diversos em que se manifesta o fenômeno educativo, que muitas vezes vai além das instituições e dos atores sociais mais imediatamente reconhecíveis. Finalmente, comporta assumir um olhar crítico e posicionado, orientado a desmascarar os interesses opostos, as tensões e as contradições que tornam a educação um instrumento de reprodução e acirramento das relações de poder ou, pelo contrário, uma alavanca a serviço da emancipação das pessoas e da mudança social.

Nesse quadro, o primeiro dossiê temático da Revista Ver a Educação visa abrir um debate sobre a complexidade atual do campo educativo, os desafios que o atravessam bem como suas possibilidades de contribuir com a justiça social. Serão bem-vindos artigos, oriundos de pesquisas teóricas ou empíricas, que considerem cenários nacionais e internacionais, mas também que analisem situações locais específicas discutindo suas dinâmicas e potencialidades de transformação social. Os artigos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês e devem ter no mínimo 40 mil e no máximo 60 mil caracteres com espaços, incluindo figuras, tabelas, gráficos e referências. Serão descartados os artigos que não respeitem integralmente as diretrizes para autores e o template da Revista.

A Revista receberá as propostas de artigos para o dossiê a partir da data de divulgação desta chamada até o dia 30 de setembro de 2025. Os artigos aprovados serão publicados em fluxo contínuo, sendo o dossiê fechado em dezembro de 2025.
 
Publicado: 2025-02-27
 

Chamada de artigos e resenhas para a seção de tema livre

 

A seção de tema livre da Revista Ver a Educação recebe permanentemente propostas de artigos e resenhas que abordam questões diversas, relevantes para o campo educativo ou áreas disciplinares e interdisciplinares afins. 

Com base na política de fluxo contínuo, os textos aprovados são logo publicados no site da Revista, sendo cada edição fechada no fim do ano solar. 


 
Publicado: 2025-02-27
 
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