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Gestão pública e precarização docente: a realidade dos professores temporários em Pedra Branca do Amapari/AP

André Lins de Melo, Keila Simone dos Anjos, Dalva Valente Guimarães Gutierres

Resumo

Este artigo analisa a precarização do trabalho docente em Pedra Branca do Amapari (Amapá), associada ao aumento de contratos temporários entre 2011 e 2023. A pesquisa fundamenta-se no neoliberalismo e na Nova Gestão Pública, evidenciando seus efeitos nas políticas educacionais. Adota abordagem qualiquantitativa, com análise documental de leis e dados do INEP, que mostram crescimento contínuo da contratação temporária em detrimento de efetivos. Os resultados apontam que, apesar da previsão legal de valorização docente, práticas locais acentuam a instabilidade e a defasagem salarial. Conclui-se ser urgente a adoção de medidas como concursos públicos regulares e fortalecimento das carreiras docentes.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rve.v0i2.18222

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