Alfabetização matemática e literatura infantil: possibilidades para uma prática pedagógica integrada

Fabio Colins Silva, Arthur Gonçalves Machado Júnior, Tadeu Oliver Gonçalves

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar, descrever e discutir sobre o ensino integrado de alfabetização matemática e alfabetização linguística por meio da literatura infantil no que concerne, especificamente, o ensino de geometria. As propostas didáticas apresentadas nesta pesquisa abordam o ensino de geometria (Espaço e Forma), especificamente as habilidades relacionadas à localização e movimentação no espaço, reconhecimento, composição e decomposição de figuras planas e seus elementos (aresta, vértice, lado etc.) a partir da leitura de dois textos de literatura Infantil. A experiência docente deu-se por meio de duas sequências de atividades construídas com o propósito de desenvolver um ensino integrado de alfabetização matemática e alfabetização linguística em uma turma multisseriada composta por alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa percebemos que é possível trabalhar a disciplina matemática de maneira contextualizada e integrada com a língua portuguesa por meio da literatura infantil.


Palavras-chave


alfabetização matemática; literatura infantil; prática pedagógica integrada

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3721

Direitos autorais 2016 CC-BY



Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.