Logo do cabeçalho da página
Revista Agroecossistemas

Foco e Escopo

A Revista Agroecossistemas prioriza publicar trabalhos que tenham como lócus a sustentabilidade de agroecossistemas. A partir de pesquisas que explorem aspectos biológicos, químicos, ecológicos, econômicos e sociológicos do meio rural em suas diferentes dimensões e espaços. Neste contexto são incentivadas discussões embasadas na abordagem sistêmica e interdisciplinaridade; não excluindo trabalhos que mobilizem conhecimentos científicos tecnológicos, relevantes para as ciências agrárias e afins na promoção do desenvolvimento rural sustentável.

O trabalho submetido à publicação deverá ser cadastrado no site da revista. O cadastro deverá ser preenchido pelo autor correspondente que deverá anexar um documento suplementar no formato doc ou docx (Microsoft Word) com todos os co-autores em concordância com a submissão (Documento disponível no site da revista).

Os trabalhos submetidos à publicação deverão ser enviados exclusivamente através do sistema de submissão no site da revista no formato doc ou docx (Microsoft Word) nas seguintes formas: artigos científicos, notas científicas/técnicas ou revisões de literatura de acordo com os modelos disponíveis. 

Políticas de Seção

Artigos Científicos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas Científicas/Técnicas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisões Bibliográficas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos passarão por uma pré-análise pelos Editores de Área. Nessa pré-análise consideram-se aspectos como foco e escopo e normas da revista, fundamentação teórica, coerência e precisão metodológica, originalidade e relevância científica.
Os artigos pré-selecionados poderão ser devolvidos ao(s) autor(es) para reformulação, antes de serem enviado para Editores Científicos que indicarão os avaliadores (pelo menos dois) especialistas de outras instituições que não aquelas dos autores, para uma avaliação mais aprofundada por parte de Avaliadores, ou serem denegados.
A partir dos pareceres e sugestões dos avaliadores o Editor Científico emitirá parecer sobre o manuscrito, podendo recusá-lo ou devolver ao(s) autor(es) com as suas sugestões e as dos avaliadores. Os autores poderão ou não acatar as sugestões. Quando não acatadas o autor deverá apresentar justificativa expressa, que será analisada pela Equipe Editorial. Salienta-se que, independente dos pareceres dos Avaliadores, cabe à Equipe Editorial, em qualquer etapa de análise a decisão final sobre a aprovação do artigo e o direito de sugerir ou solicitar modificações no texto julgadas necessárias.
Assim, os revisores poderão tomar as seguintes deliberações: a) Reprovar o trabalho sem observações, nos casos de plágio ou qualidade técnica julgada como insuficiente; b) Aprovar o trabalho com correções, que serão solicitadas aos autores que terão a oportunidade de adequar o trabalho, nos casos de erro no uso de normas da ABNT ou falhas de pequeno comprometimento. c) Aprovar o trabalho.
Após aprovação, o artigo é encaminhado para revisão de idiomas. Posteriormente, o artigo é enviado ao autor correspondente na forma de documento pdf (Portable document file), para revisão final (leitura de prova), o qual comunicará à Equipe Editorial sobre eventuais correções e alterações. Após as incorporações, pela equipe de editoração, das correções solicitadas, o artigo será disponibilizado no site da revista, no formato pdf.
Os assuntos, dados e conceitos emitidos nesta Revista, são de exclusiva responsabilidade dos autores.
Os prazos máximos de devolução de artigos corrigidos por parte do(s) autor(es) são de 20 dias para a 1ª versão e de 10 dias para a 2a versão, a contar da data da correspondência encaminhada ao(s) autor(es) pelo Editor.
Os manuscritos não formatados conforme as normas da revista NÃO serão aceitos para publicação.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.Seu uso é gratuito e aberto, com fins educacionais, científicos e não comerciais. Não cobra taxas de processamento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Licença Creative Commons - CC BY-NC

Permite 

  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais.
  • https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode

 

Sobre taxas de acesso, submissão e publicação

Revista Agroecossistemas não cobra nenhuma taxa dos autores para submeterem ou publicarem seus artigos.

O acesso ao conteúdo publicado pela Revista Agroecossistemas é gratuito e livre.

 

Política de verificação e combate ao plágio

A RAGROS não aceita fraudes, más condutas, violações de ética ou plágio de qualquer forma. Caso seja identificada algumas dessas práticas nos manuscritos recebidos, como por exemplo, a de plágio, a submissão será rejeitada e o manuscrito arquivado. E no caso do artigo ter sido publicado, o mesmo será excluído da revista.

 

Direitos humanos e animais

Se o trabalho envolver o uso de seres humanos, os autores devem incluir uma declaração no manuscrito que o consentimento informado foi obtido para a experimentação com seres humanos. Os direitos de privacidade dos seres humanos devem ser sempre observados. Todos os manuscritos que envolvam estudos com seres humanos ou animais devem ter aprovação e autorização dos Comitês de Ética em Pesquisa de Seres Humanos ou em Animais da instituição a que pertence o (s) autor (es) e uma cópia da autorização deve ser incluída na submissão na forma de documento suplementar.

 

Materiais vegetais, micro-organismos e organismos

Todos os materiais vegetais, micro-organismos e organismos utilizados na pesquisa devem ter uma indicação do local de coleta (incluindo coordenadas GPS, se possível) e país de origem, o nome da pessoa que identifica o material biológico e a localização do de depósito do voucher. Os autores devem estar preparados para fornecer provas documentais de que a coleta do material biológico foi concedida a partir de uma autoridade apropriada no país de coleta e, se aplicável, para seguir as regras relativas aos direitos de biodiversidade. A revista não aceita a responsabilidade por trabalhos de pesquisa que não cumpram com a legislação do país de residência do autor.

Os nomes das espécies vegetais devem ser completos, incluindo o nome do autor e a família, de acordo com http://www.theplantlist.org/ ou http://www.tropicos.org, e http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora.