A Revista Agroecossistemas (RAGROS), que era chamada anteriormente de “Revista da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (RFCAM)” foi criada no ano de 2009 publicada em CD-ROM (ISSN 2178-7883), tendo como objetivo inicial publicar trabalhos apresentados em eventos científicos da faculdade. Contudo, no decorrer dos anos a revista foi ganhando amplitude, recebendo trabalhos de outras instituições e estados.
Neste contexto, buscando elevar a qualidade do periódico e ampliar sua divulgação no meio científico, o corpo editorial da revista e sua missão foram reformulados. A partir do Volume 4, Número 2 de 2012 a RFCAM migrou para o Portal de Periódicos da Universidade Federal do Pará e passou a ser chamada de Revista Agroecossistemas com ISSN online 2318-0188, sendo editada pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA).
Com o intuito de ampliar sua divulgação aderiu ao OJS - Open Journal System para disponibilizar online os seus volumes e números publicados de forma gratuita e sem restrição de acesso.
A RAGROS publica trabalhos científicos inéditos e inovadores com o objetivo de disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica; Agilizar o processo de comunicação científica na interface Meio Ambiente e Ciências Agrárias, bem como, áreas afins.
A revista recebeu avaliação da CAPES - Qualis Periódicos B3 na área Interdisciplinar (Quadriênio 2013-2016) e A4 na avaliação de meio-termo em 2019