Análise dos contornos entoacionais de tag questions por aprendizes brasileiros do inglês língua adicional/Analysis of the intonational contours of tag questions by Brazilian learners of English as an additional language
Resumo
Este artigo tem como objetivo geral analisar contornos entoacionais de Tag questions – TQs por aprendizes brasileiros do Inglês Língua Adicional – ILA. Temos a pergunta problema: de que maneira são realizados os contornos entoacionais de TQs por aprendizes brasileiros do ILA? A hipótese afirma que aprendizes brasileiros do ILA realizam o contorno entoacional descendente para os dois tipos de TQs: interrogativa total e retórica, por se tratar do padrão entoacional de pergunta retórica do português brasileiro – PB. Esta pesquisa teve como fundamento os estudos da Fonologia Entoacional (LADD, 2008; PIERREHUMBERT, 1980; BECKMAN; PIERREHUMBERT, 1986). Os resultados mostraram que aprendizes brasileiros do ILA realizam as TQs, tanto do tipo interrogativa total quanto retórica, com o contorno entoacional ascendente. Concluímos que a hipótese foi refutada, pois se esperava que as TQs fossem realizadas de forma descendente, e não ascendente.
The objective of this study is to analyze the intonation contours of tag questions (TQs) produced by Brazilian learners of English as an Additional Language (EAL). We aim to answer the following question: how do Brazilian EAL learners use intonation contours for tag questions? Our hypothesis states that Brazilian EAL learners use a falling intonation for both types of TQs: actual interrogatives and rhetorical, since that is the standard intonation contour for rhetorical questions in Brazilian Portuguese (BrP). This research is based on the studies in Intonational Phonology (LADD, 2008; PIERREHUMBERT, 1980; BECKMAN; PIERREHUMBERT, 1986). The results showed that Brazilian EAL learners use a rising intonation for both actual interrogative and rhetorical TQs. In conclusion, the hypothesis has been refuted, since it was expected that a falling contour, instead of a rising one, would be produced by these learners.
Palavras-chave
Fonologia Entoacional; Tag questions; Inglês língua adicional.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/a%20palavrada.v0i22.16304
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