Representações da Amazônia em “O paleógrapho ou arte de aprender a ler letra manuscrita para uso das escolas da Amazônia”/Amazônia representations on “O paleógrapho ou a arte de aprender a ler letra manuscrita para uso das escolas da Amazônia”
Resumo
Este trabalho consiste em uma leitura crítica de um livro escolar utilizado na Amazônia que teve relevância para o cotidiano social na passagem do Império para a República. Para tanto, investigamos discursos presentes em “Opaleógrapho ou arte aprender a letra manuscrita para uso das escolas da Amazônia” a fim de analisar as possíveis representações sociais no livro. A abordagem teórico metodológica utilizada tem como base os estudos de Moscovici (2003), para conceituação da representação social; e, para realizarmos a análise e elucidarmos a noção de discurso, foi feito um curto delineamento desse conceito sob o ponto de vista da Análise de Discurso Crítica (ADC), a partir de Resende e Ramalho (2011). A análise indicou que as representações sociais contidas no livro apontaram para uma representação cujo nó estrutural girava em torno da natureza, recursos naturais e arquitetura urbana, silenciando aspectos socioeconômicos que poderiam deixar entrever os problemas sociais e afastar a imagem mental do paraíso idílico que, historicamente, pairava sobre uma região amazônica.
Este artigo consiste em uma leitura crítica de um livro didático utilizado na Amazônia, relevante para o cotidiano social na transição do Império para a República. Investigamos os discursos presentes em “O paleógrafo ou arte aprender a letra manuscrita para uso das escolas da Amazônia?” a fim de analisar as possíveis representações sociais na obra. A abordagem teórico-metodológica utilizada baseia-se nos estudos de Moscovici (2003) para a conceitualização da representação social; e, para realizar a análise e elucidar a noção de discurso, foi feita uma breve delimitação desse conceito sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Resende e Ramalho (2011). A análise indicou que as representações sociais contidas no livro apontam para uma representação cujo nó estrutural gira em torno da natureza, dos recursos naturais e da arquitetura urbana, silenciando aspectos socioeconômicos que poderiam insinuar problemas sociais e eliminando a imagem mental de um paraíso idílico que, historicamente, paira sobre a Amazônia.
Palavras-chave
Representação Social; Amazônia; Paleógrapho.
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de. A Amazônia Além das Florestas, dos Rios e das Escolas?: Representações Sociais e Problemas Ambientais. Ambiente & Sociedade, v. 21, p. 1–18, 2018.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Paleógrafos ou Livros de Leitura Manuscrita: Elementos o Estudo do Gênero. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Batista/batista.htm. Acesso em dez. de 2022.
BUENO, Magali Franco. Natureza como representação da Amazônia. ESPAÇO E CULTURA, UERJ, RJ, N. 23, P. 77-86, JAN./JUN. DE 2008.
DUARTE, R. D. Livros escolares de leitura da Amazônia: produção, edição, autoria e discursos sobre educação de meninos, civilidade e moral cristã. 365. Ed. Campinas: Pontes Editores, 2018.
FREITAS, J. P. C. Paleographo ou Arte de aprender a ler a letra manuscripta: para uso das escolas da Amazônia. 29. Ed. Paris: Lith. De Ch. Gaulon, 1906.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro, Vozes, 2003.
OLIVEIRA, Bruno Pacheco. Comunicação: controle e rebeldia. In: BELTRÃO, Jane Felipe; LACERDA, Paula Mendes. Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2017. p. 42-53. Disponível em: http://www.aba.abant.org.br/administrator/product/files/101_00175589.pdf. Acesso em dez. de 2022.
RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane (2011). Análise de discurso (para) a crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas - SP: Pontes Editores. (Coleção Linguagem e Sociedade, vol. 1).
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i22.16306
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4
_(500_x_400_px)_(400_x_400_px)_(300_x_300_px)_(2).png)
