Representações da Amazônia em “O paleógrapho ou arte de aprender a ler letra manuscrita para uso das escolas da Amazônia”
Resumo
Este trabalho consiste em uma leitura crítica de um livro escolar utilizado na Amazônia que teve relevância para o cotidiano social na passagem do Império para a República. Para tanto, investigamos discursos presentes em "Opaleógrapho ou arte aprender a letra manuscrita para uso das escolas da Amazônia" a fim de analisar as possíveis representações sociais no livro. A abordagem teórico metodológica utilizada tem como base os estudos de Moscovici (2003), para conceituação da representação social; e, para realizarmos a análise e elucidarmos a noção de discurso, foi feito um curto delineamento desse conceito sob o ponto de vista da Análise de Discurso Crítica (ADC), a partir de Resende e Ramalho (2011). A análise indicou que as representações sociais contidas no livro apontaram para uma representação cujo nó estrutural gira em torno da natureza, recursos naturais e arquitetura urbana, silenciando aspectos socioeconômicos que pudessem deixar entrever os problemas sociais e afastar a imagem mental de paraíso idílico que, historicamente, paira sobre a região amazônica.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4