Revista A Palavrada

Representações da Amazônia em “O paleógrapho ou arte de aprender a ler letra manuscrita para uso das escolas da Amazônia”

Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa, Narciza Ramos Lameira

Resumo

Este trabalho consiste em uma leitura crítica de um livro escolar utilizado na Amazônia que teve relevância para o cotidiano social na passagem do Império para a República. Para tanto, investigamos discursos presentes em "Opaleógrapho ou arte aprender a letra manuscrita para uso das escolas da Amazônia" a fim de analisar as possíveis representações sociais no livro. A abordagem teórico metodológica utilizada tem como base os estudos de Moscovici (2003), para conceituação da representação social; e, para realizarmos a análise e elucidarmos a noção de discurso, foi feito um curto delineamento desse conceito sob o ponto de vista da Análise de Discurso Crítica (ADC), a partir de Resende e Ramalho (2011). A análise indicou que as representações sociais contidas no livro apontaram para uma representação cujo nó estrutural gira em torno da natureza, recursos naturais e arquitetura urbana, silenciando aspectos socioeconômicos que pudessem deixar entrever os problemas sociais e afastar a imagem mental de paraíso idílico que, historicamente, paira sobre a região amazônica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536 

E-mail: apalavrada@ufpa.br 

Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil

Instagram: @apalvrada.ufpa 

Licenciado sob CC BY-NC-SA 4