Revista A Palavrada

O ensino de literatura na Educação Básica: o gênero memórias literárias nas Olimpíadas de Língua Portuguesa

Anaiara Cristina Lima da Silva, Evelin Cristine de França Vaccaro, Wállery Karulina Santos Menezes, Abilio Pachêco de Souza

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise do Caderno das Olimpíadas de Língua Portuguesa e seu uso no ensino de Literatura na Educação Básica, especialmente no tange ao trabalho com o gênero memórias literárias. Para discorrer sobre a concepção de gênero e ensino de gêneros, nos reportaremos aos trabalhos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Também serão relevantes os estudos de Benfica (2021); Clara, Altenfelder e Almeida (2019); D’Andrea e Ribeiro (2010). Assim, este trabalho finaliza com uma proposta de atividade didática utilizando como textos motivadores os poemas Escova, de Manoel de Barros, e De mãe, de Conceição Evaristo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Todos os direitos reservados à Revista A Palavrada, Faculdade de Letras (UFPA-Bragança)

ISSN: 2358-0526