Revista A Palavrada

O ensino de literatura na Educação Básica: o gênero memórias literárias nas Olimpíadas de Língua Portuguesa/The teaching of literature in Basic Education: the genre literary memories in the Portuguese Language Olympics

Anaiara Cristina Lima da Silva, Evelin Cristine de França Vaccaro, Wállery Karulina Santos Menezes, Abilio Pachêco de Souza

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise do Caderno das Olimpíadas de Língua Portuguesa e seu uso no ensino de Literatura na Educação Básica, especialmente no tange ao trabalho com o gênero memórias literárias. Para discorrer sobre a concepção de gênero e ensino de gêneros, nos reportaremos aos trabalhos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Também serão relevantes os estudos de Benfica (2021); Clara, Altenfelder e Almeida (2019); D’Andrea e Ribeiro (2010). Assim, este trabalho finaliza com uma proposta de atividade didática utilizando como textos motivadores os poemas Escova, de Manoel de Barros, e De mãe, de Conceição Evaristo.



The present work performs an analysis of the Portuguese Language Olympics and its use in the teaching of Literature in Basic Education, especially in terms of working with the literary memoirs genre. To discuss the conception of genre and the teaching of genres, we will refer to the works of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The Benfica studies (2021); Clara, Altenfelder and Almeida (2019); D'Andrea and Ribeiro (2010). Thus, this work ends with a proposal for a didactic activity using the poems Escova, by Manoel de Barros, and De Mãe, by Conceição Evaristo, as motivating texts.


Palavras-chave

Memórias literárias; Olimpíadas de Língua Portuguesa; Sequência didática; Produções textuais; Representatividade.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Manoel de. Memórias inventadas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. [Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br.]

BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. 2021. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao. Acesso em: 13 nov. 2021.

CLARA, Regina Andrade; ALTENFELDER, Anna Helena; ALMEIDA, Neide (org.). Se bem me lembro...: caderno do professor. São Paulo: CENPEC, 2019.

DIANA, Daniela. Manoel de Barros. 2020. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/manoel-de-barros/. Acesso em: 14 de nov. 2021.

D’ANDREA, Carlos F. B.; RIBEIRO, Ana Elisa. Retextualizar e reescrever, editar e revisar: reflexões sobre a produção de textos e as redes de produção editorial. Veredas, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, 2010.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Glaís Sales Cordeiro e Roxane Rojo. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 81-108.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores associados, 2006.

FUKS, Rebeca. Conceição Evaristo. 2020. Disponível em: https://www.ebiografia.com/conceicao_evaristo/. Acesso em: 14 de nov. 2021.

MARCELLO, Carolina. 5 poemas emocionantes de Conceição Evaristo. 2020. Disponível em: https://www.culturagenial.com/poemas-de-conceicao-evaristo/amp/. Acesso em: 14 nov. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/a%20palavrada.v0i22.16312

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536 

E-mail: apalavrada@ufpa.br 

Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil

Instagram: @apalvrada.ufpa 

Licenciado sob CC BY-NC-SA 4