O ensino de literatura na Educação Básica: o gênero memórias literárias nas Olimpíadas de Língua Portuguesa
Resumo
O presente trabalho realiza uma análise do Caderno das Olimpíadas de Língua Portuguesa e seu uso no ensino de Literatura na Educação Básica, especialmente no tange ao trabalho com o gênero memórias literárias. Para discorrer sobre a concepção de gênero e ensino de gêneros, nos reportaremos aos trabalhos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Também serão relevantes os estudos de Benfica (2021); Clara, Altenfelder e Almeida (2019); D’Andrea e Ribeiro (2010). Assim, este trabalho finaliza com uma proposta de atividade didática utilizando como textos motivadores os poemas Escova, de Manoel de Barros, e De mãe, de Conceição Evaristo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4