Multimodalidade e temas transversais na formação inicial do professor de língua portuguesa: relato de experiência
Resumo
Este texto tem como objetivo relatar e refletir sobre uma experiência
didática interdisciplinar, no contexto de formação inicial de professores de
Português. O relato aborda o diálogo entre as disciplinas “Língua Portuguesa:
Comunicação e Multimodalidade” e “Temas Transversais II”. O público-alvo dessa intervenção são estudantes do sexto semestre de um curso de Letras, em contexto de ensino remoto emergencial devido à pandemia no novo coronavírus. Abordaremos o percurso das disciplinas, que foi dividida em três momentos: formação teórica, análise de livro didático e elaboração de proposta didática. Essa última servirá de análise, neste artigo, a fim de verificar a aprendizagem dos saberes próprios das disciplinas envolvidas. De modo geral, constata-se que houve apropriação significativa dos conteúdos, de modo a priorizar a presença de outros modos semióticos – não só o escrito – além de estabelecer um diálogo com os temas transversais.
Palavras-chave
Formação inicial de professores. Ensino remoto. Multimodalidade. Temas transversais.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10472224
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4