Multimodalidade e temas transversais na formação inicial do professor de língua portuguesa: relato de experiência/Multimodality and transversal themes in the initial training of Portuguese language teachers: experience report
Resumo
Este texto tem como objetivo relatar e refletir sobre uma experiência didática interdisciplinar, no contexto de formação inicial de professores de Português. O relato aborda o diálogo entre as disciplinas “Língua Portuguesa: Comunicação e Multimodalidade” e “Temas Transversais II”. O público-alvo dessa intervenção são estudantes do sexto semestre de um curso de Letras, em contexto de ensino remoto emergencial devido à pandemia no novo coronavírus. Abordaremos o percurso das disciplinas, que foi dividida em três momentos: formação teórica, análise de livro didático e elaboração de proposta didática. Essa última servirá de análise, neste artigo, a fim de verificar a aprendizagem dos saberes próprios das disciplinas envolvidas. De modo geral, constata-se que houve apropriação significativa dos conteúdos, de modo a priorizar a presença de outros modos semióticos – não só o escrito – além de estabelecer um diálogo com os temas transversais.
This text aims to report and reflect on an interdisciplinary didactic experience in the context of the initial training of Portuguese language teachers. The account explores the dialogue between the subjects "Portuguese Language: Communication and Multimodality" and "Tranversal Themes II." The target audience for this intervention is sixth-semester students in a Literature course, in the context of emergency remote teaching due to the COVID-19 pandemic. We will discuss the course of the subjects, which was divided into three moments: theoretical training, analysis of a didactic book, and the development of a didactic proposal. The latter will be analyzed in this article to assess the learning of the specific knowledge of the involved subjects. In general, it is observed that there was a significant appropriation of the contents, prioritizing the presence of other semiotic modes- not just the written one- and establishing a dialogue with cross-cutting themes.
Palavras-chave
Formação inicial de professores. Ensino remoto. Multimodalidade. Temas transversais.
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DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10472224
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