Multimodalidade e temas transversais na formação inicial do professor de língua portuguesa: relato de experiência
Resumo
Este texto tem como objetivo relatar e refletir sobre uma experiência
didática interdisciplinar, no contexto de formação inicial de professores de
Português. O relato aborda o diálogo entre as disciplinas “Língua Portuguesa:
Comunicação e Multimodalidade” e “Temas Transversais II”. O público-alvo dessa intervenção são estudantes do sexto semestre de um curso de Letras, em contexto de ensino remoto emergencial devido à pandemia no novo coronavírus. Abordaremos o percurso das disciplinas, que foi dividida em três momentos: formação teórica, análise de livro didático e elaboração de proposta didática. Essa última servirá de análise, neste artigo, a fim de verificar a aprendizagem dos saberes próprios das disciplinas envolvidas. De modo geral, constata-se que houve apropriação significativa dos conteúdos, de modo a priorizar a presença de outros modos semióticos – não só o escrito – além de estabelecer um diálogo com os temas transversais.
Palavras-chave
Formação inicial de professores. Ensino remoto. Multimodalidade. Temas transversais.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10472224
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ISSN: 2358-0526