Revista A Palavrada

A consciência socioideológica de alunos do 9º ano em atividades de leitura em perspectiva dialógica

Geovanna Kelly da Silva Monteiro, Márcia Cristina Greco Ohuschi

Resumo

À luz da Linguística Aplicada, este trabalho objetiva compreender a constituição da consciência socioideológica de alunos do 9o ano no trabalho com a leitura em perspectiva dialógica. Pauta-se no dialogismo do Círculo de Bakhtin e em
estudos que seguem esta vertente. A investigação delineou-se a partir da elaboração, adaptação e implementação de uma proposta de leitura em perspectiva dialógica, a partir do conto Alicerce, de Geni Guimarães, a alunos de uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental, da rede estadual de ensino, no município de Curuçá-PA. O estudo tem como corpus as respostas escritas de dois alunos a sete atividades. Os resultados demonstram que as atividades de leitura em viés dialógico contribuem para a expansão da consciência socioideológica dos alunos, pois eles se posicionaram de maneira crítica frente às temáticas mobilizadas, o que contribuiu para a sua formação enquanto sujeitos-leitores críticos, que agem socialmente por meio da linguagem.


Palavras-chave

Leitura em perspectiva dialógica; Consciência socioideológica; Gênero discursivo conto.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10480811

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536 

E-mail: apalavrada@ufpa.br 

Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil

Instagram: @apalvrada.ufpa 

Licenciado sob CC BY-NC-SA 4