Revista A Palavrada

A consciência socioideológica de alunos do 9º ano em atividades de leitura em perspectiva dialógica

Geovanna Kelly da Silva Monteiro, Márcia Cristina Greco Ohuschi

Resumo

À luz da Linguística Aplicada, este trabalho objetiva compreender a constituição da consciência socioideológica de alunos do 9o ano no trabalho com a leitura em perspectiva dialógica. Pauta-se no dialogismo do Círculo de Bakhtin e em
estudos que seguem esta vertente. A investigação delineou-se a partir da elaboração, adaptação e implementação de uma proposta de leitura em perspectiva dialógica, a partir do conto Alicerce, de Geni Guimarães, a alunos de uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental, da rede estadual de ensino, no município de Curuçá-PA. O estudo tem como corpus as respostas escritas de dois alunos a sete atividades. Os resultados demonstram que as atividades de leitura em viés dialógico contribuem para a expansão da consciência socioideológica dos alunos, pois eles se posicionaram de maneira crítica frente às temáticas mobilizadas, o que contribuiu para a sua formação enquanto sujeitos-leitores críticos, que agem socialmente por meio da linguagem.


Palavras-chave

Leitura em perspectiva dialógica; Consciência socioideológica; Gênero discursivo conto.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10480811

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ISSN: 2358-0526