A consciência socioideológica de alunos do 9º ano em atividades de leitura em perspectiva dialógica/The socio-ideological awareness of 9th grade students in reading activities from a dialogic perspective
Resumo
À luz da Linguística Aplicada, este trabalho objetiva compreender a constituição da consciência socioideológica de alunos do 9o ano no trabalho com a leitura em perspectiva dialógica. Pauta-se no dialogismo do Círculo de Bakhtin e em estudos que seguem esta vertente. A investigação delineou-se a partir da elaboração, adaptação e implementação de uma proposta de leitura em perspectiva dialógica, a partir do conto Alicerce, de Geni Guimarães, a alunos de uma turma do 9 ano do Ensino Fundamental, da rede estadual de ensino, no município de Curuçá-PA. O estudo tem como corpus as respostas escritas de dois alunos a sete atividades. Os resultados demonstram que as atividades de leitura em viés dialógico contribuem para a expansão da consciência socioideológica dos alunos, pois eles se posicionaram de maneira crítica frente às temáticas mobilizadas, o que contribuiu para a sua formação enquanto sujeitos-leitores críticos, que agem socialmente por meio da linguagem.
In the light of Applied Linguistics, this work aims to understand the constitution of the socio-ideological awareness of 9th grade students when working with reading from a dialogical perspective which is based on Bakhtin Circle’s dialogism and studies. The investigation was developed on the elaboration, adaptation and implementation of a reading proposal from a dialogic perspective. The work was focused on the short story Alicerce, by Geni Guimarães, applied to students of a 9th year elementary school class from the public education network, in the municipality of Curuçá-PA. The corpus of the study constituted of some written responses of two students to seven activities. The results showed that reading activities with a dialogical bias contribute to the expansion of students' socio-ideological awareness, as they take a critical stance towards the themes raised. That contribution is relevant to students’ shaping as critical reader-subjects who act socially through language.
Palavras-chave
Leitura em perspectiva dialógica; Consciência socioideológica; Gênero discursivo conto.
Texto completo:
PDFReferências
ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; Conceitos de leitura e ensino de língua. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (Org.). Leitura e ensino de língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 13- 84.
ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. A leitura em perspectiva dialógica: atividades com o poema. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (Org.). Leitura e ensino de língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 371- 418.
BELOTI, A.; HILA, C. V. D.; RITTER, L. C. B.; FERRAGINI, N. L. de O. Conceito de valoração em perspectiva enunciativo-discursiva: proposta teórico-metodológica para a prática de leitura. In: FRANCO, N.; ACOSTA-PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. (Org.). Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas: Pontes, 2020, p. 109-135.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as idéias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FREITAS, A. F. Palavra: signo ideológico. Maceió: EDUFAL,1999. GUIMARÃES, G. Leite do peito: contos. São Paulo: Fundação Nestlé de Cultura, 1988, p. 73-79.
MENEGASSI, R. J.; ANGELO, C. M. P-.; MENDES-POLATO, A. D.; GASPAROTTO, D. M. A leitura dialógica de fábulas. In: FRANCO, N.; ACOSTA-PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. (Org.). Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas: Pontes, 2020, p. 187-212.
OHUSCHI, M. C. G.; GOMES, N. De S. Conceitos axiológicos em recursos linguístico-enunciativos no gênero discursivo Fábula. In: BELOTI, A.; POLATO, A. M.; BRITO, P. A. P. Dialogismo e ensino de línguas: reflexos e refrações na práxis. Campo Mourão, PR: Editora Fecilcam, 2021.
POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. A expansão das consciências socioideólogica e linguística em prática de análise linguística de perspectiva dialógica. Letras, Santa Maria, v. 32, n. 64, p. 59-79, jan./jun. 2022.
RITTER, L. C. B; OHUSCHI, M. C. G. Leitura e análise linguística em perspectiva dialógica: caminhos possíveis. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (Org.). Leitura e ensino de língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 419-452.
SOBRAL, A.U.; GIACOMELLI, K. Elementos sobre as propostas de Voloshinov no âmbito da concepção dialógica da linguagem. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA-PEREIRA, R. (Org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. P. 141- 162.
VOLÓCHINOV, V. A Ciência das ideologias e a Filosofia da linguagem. In: VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de GRILLI, S.; AMÉRICO, E. V. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017. p. 91- 103.
VOLOCHÍNOV, V. N. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução de: GRILLO, S.; AMÉRICO, E. V. São Paulo: Editora 34, 2019[1926].
DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10480811
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4