Ensino-aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Médio: concepções de discentes e docentes acerca da linguagem, língua e fala/Teaching-learning Portuguese language in High School: Conceptions of students and teachers about language, language and speech
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de discentes e docentes acerca do processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Médio, especificamente em relação aos conceitos da tríade da comunicação (língua, linguagem e fala). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio da aplicação de um questionário a alunos e professores de uma escola pública do município de Capanema - PA. Quanto à fundamentação teórica, nos apoiamos nos estudos de Saussure (1916), Bagno (1999), Travaglia (2000), Soares (2002), Antunes (2003, 2008), Geraldi (2005, 2008), entre outros, pois suas pesquisas abordam teorias linguísticas que discorrem desde a análise estruturalista e textual às interações linguísticas em contextos socioeducacionais. Os resultados da pesquisa revelam que as percepções sobre língua, linguagem e fala apresentam variação quando se verifica a perspectiva mais estruturalista e normativa nas respostas dos alunos, e uma abordagem mais sociolinguística e comunicativa na concepção dos professores. Concluímos, portanto, que as divergências e convergências observadas nas perspectivas dos participantes da pesquisa podem ter influências sociais, culturais e educacionais.
This work aims to investigate the conceptions of students and teachers regarding the teaching-learning process of the Portuguese language in high school, specifically in relation to the concepts of the communication triad (language, language and speech). The research adopted a qualitative approach, with data collection through the application of a questionnaire to students and teachers at a public school in the city of Capanema - PA. As for the theoretical foundation, we rely on studies by Saussure (1916), Bagno (1999), Travaglia (2000), Soares (2002), Antunes (2003, 2008), Geraldi (2005, 2008), among others, as their research they address linguistic theories that range from structuralist and textual analysis to linguistic interactions in socio-educational contexts. The research results reveal that perceptions about language, language and speech vary when there is a more structuralist and normative perspective in the students' responses, and a more sociolinguistic and communicative approach in the teachers' conception. We conclude, therefore, that the divergences and convergences observed in the perspectives of research participants may have social, cultural and educational influences.
Palavras-chave
Ensino-aprendizagem; Língua Portuguesa; Tríade da comunicação.
Texto completo:
PDFReferências
ANTUNES. Irandé. Aula de Português encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo.: Loyola, 1999.
DUARTE, Denise Aparecida. O ensino de Língua Portuguesa: perspectivas e contradições. 2008. Programa de Desenvolvimento Educacional- Universidade Federal do Paraná.
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/137-4.pdf. Acesso em 8 ago. 2023.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo. Cultrix, 2012 (1916).
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia da Pesquisa. São Paulo: Cortez, 2016.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação- Uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2000.
SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos. Linguística da Norma. São Paulo: Loyola, 2002.
VIEIRA, Vanessa Diniz. O ensino de Língua Portuguesa na escola pública: Possibilidades, limites e implicações para que aconteça a aprendizagem. Garantã do Norte- MT, 2017. Monografia apresentada ao curso de Letras da Faculdade de Ciências Sociais de Guaraná do
Norte. Disponível em: https://s3-sa-east 1.amazonaws.com/sophiauta/Letras/TCC+on-line/TCC+Vanessa.pdf. Acesso em 8 de ago. 2023.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos
processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10480826
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4