Formação leitora na educação básica: uma proposta de ensino para os anos iniciais
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de ensino com o objetivo de fomentar
a leitura por meio de diferentes gêneros (a saber, o literário e o discursivo)
promovendo também a interação em sala de aula ao criar oportunidades de
aprendizado colaborativo. Em diálogo com a prática da oralidade e da escrita, o
exercício da leitura de livros, HQ e letra de música se ancora nas concepções
cognitivistas, interacionistas e dialógicas de leitura (Angelo; Menegassi, 2022)
aplicadas nas etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura nas quais as aulas
dividem-se. Como resultado pretendido, esperamos que ao fim das aulas os alunos sejam capazes de interpretar textos literários, formular argumentos sólidos acerca da leitura feita destacando elementos presentes no texto, que estejam aptos a compartilhar suas interpretações oralmente, sintam-se incentivados a buscar novas leituras etc. Dado o exposto, compreendemos que apresentar caminhos para exercitar a leitura é colaborar com o desenvolvimento leitor de estudantes.
Palavras-chave
Leitura; Letramento; Proposta de ensino.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10480836
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4