Revista A Palavrada

Formação leitora na educação básica: uma proposta de ensino para os anos iniciais/Early literacy development in basic education: a teaching proposal for the early year

Marcele Monteiro Pereira, Sarah Costa Gantuss

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de ensino com o objetivo de fomentar a leitura por meio de diferentes gêneros (a saber, o literário e o discursivo) promovendo também a interação em sala de aula ao criar oportunidades de aprendizado colaborativo. Em diálogo com a prática da oralidade e da escrita, o exercício da leitura de livros, HQ e letra de música se ancora nas concepções cognitivistas, interacionistas e dialógicas de leitura (Angelo; Menegassi, 2022) aplicadas nas etapas de pré leitura, leitura e pós-leitura nas quais as aulas dividem-se. Como resultado pretendido, esperamos que ao fim das aulas os alunos sejam capazes de interpretar textos literários, formular argumentos sólidos acerca da leitura feita destacando elementos presentes no texto, que estejam aptos a compartilhar suas interpretações oralmente, sintam-se incentivados a buscar novas leituras etc. Dado o exposto, compreendemos que apresentar caminhos para exercitar a leitura é colaborar com o desenvolvimento leitor de estudantes.

 

Given the recognition of the benefits of reading for individuals' civic development and the harm caused throughout various stages of life due to deficient reading skills, this article reflects on the presence of reading in basic education (Ramalho, 2011), and presents a teaching proposal that aims to promote the exercise of reading in dialogue with the practice of speaking and also writing. With the aim of collaborating with basic education teachers, the practical teaching proposal presented serves as an alternative for younger students by exploring different genres and being anchored in cognitivist, interactionist and dialogical conceptions of reading (Angelo; Menegassi, 2022) applied in pre-reading, reading and post-reading stages into which classes are divided.


Palavras-chave

Leitura; Letramento; Proposta de ensino.


Texto completo:

PDF

Referências


“A LENDADAVITÓRIA-RÉGIA”: CANTAMDIANAFERRAZERUIDECARVALHO. [S. l.: s. n.]; 2013. 1 vídeo (4:47). Publicado pelo canal Rui de Carvalho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kutAyu0XmQ0. Acesso em: 22 nov. 2022.

AQUARELA TOQUINHO.[S.l.: s. n.]; 2007. 1 vídeo (4:11). Publicado pelo canal Jose Pego. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IG1ZU56tsdo. Acesso em: 22 nov. 2022.

ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José. Conceitos de leitura e ensino de língua. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine (orgs.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

ARENA, Dagoberto Buim. Para Ensinar a Ler: práticas e tendências. In: MIGUEL, José Carlos; REIS, Martha dos (orgs.). Formação docente: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

BRANDÃO,Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

DAGNONI, Catia et al. Indígenas do Alto Vale do Itajaí: o povo Laklãnõ/Xokleng e a colonização de Rio do Sul. Rio do Sul: Nova Letra, 2016.

KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

LEFFA, Vilson. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 1996.

FERREIRA JUNIOR, Edson Gomes; FORTE-FERREIRA, Elaine Cristina. O espaço da oralidade na escola: uma análise da base nacional comum curricular. In: FORTE-FERREIRA, Elaine Cristina; LIMA-NETO, Vicente de (orgs.). Oralidade e (multi)letramentos no ensino de línguas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. O processo de ensino na escola. In: LIBÂNEO, José. Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Leitura e compreensão de texto falado e escrito como ato individual de uma prática social. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da (orgs.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Editora Ática, 1988.

MENEGASSI, Renilson José; GASPAROTTO, Denise Moreira. Revisão dialógica: princípios teórico-metodológicos. Linguagem em (Dis)curso– Lemd Tubarão, SC, v. 19, n.1, p. 107124, jan./abr. 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.AlendadaVitória Régia. Brasília: MEC; Sealf, 2020.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004. PALACIO, Raquel Jaramill. Somos todos extraordinários. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.

RAMALHO, Helena Maria Guedes Martins. Ensinar a ler, no 1º ciclo do ensino básico. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação)– Instituto de Educação, Universidade do Minho, Minho, 2011.

SILVA, Jane Quintiliano. ASSIS, Juliana Alves; LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira. Letramento, gênero e discurso: cenas de conversa(s) com Malu Matencio. In: LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, [online], n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4d NWdHRkRxrZk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOLE, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artemed, 1998. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

TOQUINHO. Aquarela. Produzido por Fernando Faro. São Paulo: Polygram do Brasil, 1983. CD. VITÓRIA-RÉGIA (VICTORIA AMAZÔNICA) A PLANTAAQUÁTICAGIGANTE.[S.l.: s. n.]; 2020. 1 vídeo (3:39). Publicado pelo canal Nossa Flora_Nosso Meio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zJ47tP1v8r0&t=18s. Acesso em: 22 nov. 2022.

WARSCHAUER,Cecília. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10480836

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536 

E-mail: apalavrada@ufpa.br 

Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil

Instagram: @apalvrada.ufpa 

Licenciado sob CC BY-NC-SA 4