Leitura literária: proposta de oficina de leitura literária para o 9º ano do ensino fundamental/Literary reading: proposal for a literary reading workshop for the 9th year of elementary school
Resumo
Este artigo articula a experiência do componente curricular obrigatório Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas e as reflexões acerca da compreensão do fenômeno de práticas de leitura do texto literário nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre a leitura literária e propor um modelo dinâmico de oficina de leitura literária para o 9° ano, baseada nas habilidades elucidadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o trabalho mobiliza referenciais teóricos advindos dos estudos literários, enfaticamente aqueles que refletem aspectos humanizadores do texto literário e, por extensão, da leitura literária, como é o caso das perspectivas de Candido (1972; 2011), Paz (1982), Todorov (2009) e Frye (2017). Além de convocar as colocações de Antunes (2003), Colomer (2007; 2014), Braga & Silvestre (2012) e Geraldi (2011), a fim de produzir uma proposta pertinente para as atividades de leitura literária que estejam calcadas na participação ativa dos discentes. Com isso, a proposta de leitura da crônica Como viemos parar na Amazônia, de Sultana Levy Rosenblatt (2000), serve-nos de mote para pensar na constituição de espaços múltiplos de diferenças étnicas, sociais e culturais, incluídos nas habilidades suscitadas pela BNCC para a etapa mencionada.
This article articulates the experience of the compulsory curricular component Supervised Internship II: Portuguese Language and its Literatures and reflections on understanding the phenomenon of literary text reading practices in the final years of elementary school. In this sense, the aim of this research is to reflect on literary reading and propose a dynamic model for a literary reading workshop for the 9th grade, based on the skills elucidated by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). To this end, the work mobilizes theoretical references from literary studies, especially those that reflect humanizing aspects of the literary text and, by extension, literary reading, such as the perspectives of Candido (1972; 2011), Paz (1982), Todorov (2009) and Frye (2017). In addition to calling on the views of Antunes (2003), Colomer (2007; 2014), Braga & Silvestre (2012) and Geraldi (2011), in order to produce a relevant proposal for literary reading activities that are based on the active participation of students. With this, the proposal to read the chronicle Como viemos parar na Amazônia, by Sultana Levy Rosenblatt (2000), serves as a motto for thinking about the constitution of multiple spaces of ethnic, social and cultural differences, included in the skills raised by the BNCC for the aforementioned stage.
Palavras-chave
Leitura literária. Estágio Supervisionado. Oficina de leitura.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10480880
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