Leitura literária: proposta de oficina de leitura literária para o 9º ano do ensino fundamental
Resumo
Este artigo articula a experiência do componente curricular obrigatório
Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas e as reflexões
acerca da compreensão do fenômeno de práticas de leitura do texto literário nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre a leitura literária e propor um modelo dinâmico de oficina de leitura literária para o 9° ano, baseada nas habilidades elucidadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o trabalho mobiliza referenciais teóricos advindos dos estudos literários, enfaticamente aqueles que refletem aspectos humanizadores do texto literário e, por extensão, da leitura literária, como é o caso das perspectivas de Candido (1972; 2011), Paz (1982), Todorov (2009) e Frye (2017). Além de convocar as colocações de Antunes (2003), Colomer (2007; 2014), Braga & Silvestre (2012) e Geraldi (2011), a fim de produzir uma proposta pertinente para as atividades de leitura literária que estejam calcadas na participação ativa dos discentes. Com isso, a proposta de leitura da crônica Como viemos parar na Amazônia, de Sultana Levy Rosenblatt (2000), serve-nos de mote para pensar na constituição de espaços múltiplos de diferenças étnicas, sociais e culturais, incluídos
nas habilidades suscitadas pela BNCC para a etapa mencionada.
Palavras-chave
Leitura literária. Estágio Supervisionado. Oficina de leitura.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10480880
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4