Interfaces entre literatura, música e história: uma análise da intertextualidade na canção “Arrombou o cofre”, de Rita Lee/Interfaces between literature, music and history: an analysis of intertextuality in the song “Arrombou o cofre”, by Rita Lee
Resumo
A repressão ocorrida no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), que culminou na criação da Divisão de Censura de Divisões Públicas (DCDP), órgão responsável por fiscalizar produções artísticas, ganha destaque na contemporaneidade ao ser exposto no Arquivo Nacional documentos contendo vetos e pareceres. Desse modo, o presente trabalho objetivo de análise do cenário político dos anos de 1980 na canção “Arrombou o cofre” (1983), de Rita Lee, identificando como a intertextualidade é um recurso que permite enfatizar a ironia, embasando a crítica. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, fundamenta-se a teoria em autores como Nitrini (2000), Samoyault (2008), Lima (2019), Bakhtin (1987) e Soerense (2011). Portanto, infere-se que por meio de uma linguagem que beira o riso e a ironia da carnavalização, Rita Lee apresenta o intertexto político como forma de denunciar e desestabilizar a ordem hierárquica oficial.
A repressão ocorrida no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), que culminou na criação da Divisão de Censura das Divisões Públicas (DCDP), responsável por fiscalizar as produções artísticas, ganha destaque na contemporaneidade ao ser exposta nos documentos do Arquivo Nacional contendo vetos e relatórios. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o cenário político da década de 1980 na canção “Arrombou o cofre” (1983), de Rita Lee, identificando como a intertextualidade é um recurso que permite destacar a ironia, subsidiando a crítica. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, a teoria se fundamenta em autores como Nitrini (2000), Samoyault (2008), Lima (2019), Bakhtin (1987) e Soerense (2011). Portanto, infere-se que, por meio de uma linguagem que beira o riso e a ironia da carnavalização, Rita Lee apresenta o intertexto político como forma de denúncia e desestabilização da ordem hierárquica oficial.
Palavras-chave
Canção; Intertextualidade; Rita Lee.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i26.16370
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