Interfaces entre literatura, música e história: uma análise da intertextualidade na canção “Arrombou o cofre”, de Rita Lee/Interfaces between literature, music and history: an analysis of intertextuality in the song “Arrombou o cofre”, by Rita Lee
Resumo
A repressão ocorrida no período de Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), que culminou na criação da Divisão de Censura de Divisões Públicas (DCDP), órgão responsável por fiscalizar produções artísticas, ganha destaque na contemporaneidade ao serem expostos no Arquivo Nacional documentos contendo vetos e pareceres. Desse modo, o presente trabalho objetiva a análise do cenário político dos anos de 1980 na canção “Arrombou o cofre” (1983), de Rita Lee, identificando como a intertextualidade é um recurso que permite ressaltar a ironia, embasando a crítica. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, fundamenta-se a teoria em autores como Nitrini (2000), Samoyault (2008), Lima (2019), Bakhtin (1987) e Soerense (2011). Portanto, infere-se que por meio de uma linguagem que beira o riso e ironia da carnavalização, Rita Lee apresenta o intertexto político como forma de denunciar e desestabilizar a ordem hierárquica oficial.
The repression that occurred during the period of Military Dictatorship in Brazil (1964-1985), which culminated in the creation of the Public Divisions Censorship Division (DCDP), responsible for supervising artistic productions, gains prominence in contemporary times when they are exposed in the National Archive documents containing vetoes and reports. Thus, the present work aims to analyze the political scenario of the 1980s in the song “Arrombou o cofre” (1983), by Rita Lee, identifying how intertextuality is a resource that allows irony to be highlighted, supporting criticism. Through bibliographic and documentary research, the theory is based on authors such as Nitrini (2000), Samoyault (2008), Lima (2019), Bakhtin (1987) and Soerense (2011). Therefore, it is inferred that through language that borders on the laughter and irony of carnivalization, Rita Lee presents the political intertext as a way of denouncing and destabilizing the official hierarchical order.
Palavras-chave
Canção; Intertextualidade; Rita Lee.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/a%20palavrada.v0i26.16370
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