A produção textual e sua avaliação no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola: da perspectiva teórica à utilização em contexto escolar
Resumo
Neste trabalho, enfoca-se o eixo da produção textual no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola, com um duplo objetivo: identificar a abordagem teórica subjacente às propostas de produção de texto, incluindo a forma de avaliação prevista; averiguar as possibilidades de utilização desse material, a partir das perspectivas de monitores voluntários, considerando o contexto educacional em que as práticas textuais se inserem na realidade das escolas estaduais e municipais onde atuam. Para isso, realizou-se um estudo do referido documento, bem como um levantamento de dados por meio da aplicação de questionário a três monitores que atuam no programa, em diferentes instituições de ensino do município de Capanema, PA, a partir da sua experiência com a utilização do material. Verificou-se que as concepções de língua e de texto adotadas na abordagem da produção textual e de sua avaliação, no material didático analisado, conflituam com as concepções emergentes no contexto escolar e com as condições estruturais das instituições em que atuam os monitores, o que gera dificuldades na sua efetiva orientação e aplicação.
Palavras-chave
Programa Brasil na Escola; Produção textual; Avaliação.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Todos os direitos reservados à Revista A Palavrada, Faculdade de Letras (UFPA-Bragança)
ISSN: 2358-0526