Revista A Palavrada

English File x Global: um olhar dinâmico para o componente de pronúncia em materiais didáticos de língua inglesa/English File x Global: a dynamic look into the pronunciation syllabus of ESL textbooks

Inacio Gonçalves Neves, Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise comparativa entre o componente de pronúncia dos livros didáticos Global – Beginner Coursebook e English File Elementary – Fourth Edition , no âmbito de compreender a influência destes na formação da identidade do sujeito-aprendiz como falante de língua inglesa, em um contexto globalizado de Inglês como Língua Franca. Para fundamentar a análise, foi adotada a concepção de Língua como Sistema Dinâmico Complexo, sob a lente de De Bot, Lowie e Verspoor (2007) e Alves (2018). Em termos metodológicos, uma pesquisa de natureza bibliográfica, e levantamentos de ordem qualitativa foram realizados para descrever os componentes de pronúncia e a diversidade da entrada de áudio nos/dos materiais. A comparação permitiu observar diferenças notáveis entre os livros, tanto no componente de pronúncia quanto na visão macroscópica de desenvolvimento linguístico do aprendiz.


Este artigo propõe uma análise comparativa entre os programas de pronúncia de dois livros didáticos de inglês como segunda língua, Global – Beginner Coursebook e English File Elementary – Fourth Edition, visando compreender sua influência na formação do aprendiz como falante de inglês, em um contexto globalizado onde o inglês como língua franca é uma realidade. A análise foi baseada no referencial teórico da Linguagem como um Sistema Complexo Dinâmico, sob a visão de De Bot, Lowie e Verspoor (2007) e Alves (2018). Em termos metodológicos, a pesquisa foi de natureza bibliográfica, e foram realizados levantamentos para descrever os programas e sua diversidade de input. A comparação permitiu observar diferenças acentuadas entre os livros, tanto no programa de pronúncia quanto na visão macroscópica do desenvolvimento da linguagem do aprendiz.


Palavras-chave

Livro didático de língua inglesa; Pronúncia; Sistema dinâmico complexo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i26.16759

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