Revista A Palavrada

English File x Global: um olhar dinâmico para o componente de pronúncia em materiais didáticos de língua inglesa/English File x Global: a dynamic look into the pronunciation syllabus of ESL textbooks

Inacio Gonçalves Neves, Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise comparativa entre o componente de pronúncia dos livros didáticos Global – Beginner Coursebook e English File Elementary – Fourth Edition, no âmbito de compreender a influência destes na formação da identidade do sujeito-aprendiz como falante de língua inglesa, em um contexto globalizado de Inglês como Língua Franca. Para fundamentar a análise, foi adotada a concepção de Língua como Sistema Dinâmico Complexo, sob a lente de De Bot, Lowie e Verspoor (2007) e Alves (2018). Em termos metodológicos, a pesquisa foi de natureza bibliográfica, e levantamentos de ordem qualitativa foram realizados para descrever os componentes de pronúncia e a diversidade do input de áudio nos/dos materiais. A comparação permitiu observar acentuadas diferenças entre os livros, tanto no componente de pronúncia quanto na visão macroscópica de desenvolvimento linguístico do aprendiz.


This paper proposes a comparative analysis between the pronunciation syllabus of two ESL textbooks, Global – Beginner Coursebook and English File Elementary – Fourth Edition, aiming to comprehend their influence in the formation of the learner as an English speaker, in a globalized context where English as a Língua Franca is a reality. The analysis was based in the theoretical framework of Language as a Dynamic Complex System, under the vision of De Bot, Lowie and Verspoor (2007) and Alves (2018). In methodological terms, the research was of bibliographic nature, and surveys were conducted in order to describe the syllabi and their input diversity. The comparison made it possible to observe accentuated differences between the books, both in the pronunciation syllabus and in the macroscopical view of the learner’s language development.


Palavras-chave

Livro didático de língua inglesa; Pronúncia; Sistema dinâmico complexo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/a%20palavrada.v0i26.16759

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