Revista A Palavrada

Análise da lateral alveolar l do inglês língua adicional: uma revisão bibliográfica/Analysis of the alveolar lateral l of English additional language: a literature review

Francisco Cesar de Souza, Clerton Luiz Felix Barboza

Resumo

O artigo tem como objetivo geral analisar estudos acerca da produção da lateral alveolar l do Inglês Língua Adicional (ILA). Baseado na visão de língua enquanto Sistema Adaptativo Complexo (Larsenfreeman, 1997) e na Teoria de Exemplares (Pierrehumbert, 2001; Bybee, 2001), buscaremos responder à pergunta-problema: de que maneira aprendizes brasileiros de ILA realizam a lateral alveolar l no inglês de acordo com a literatura? Temos por hipótese básica que os aprendizes brasileiros de ILA produzem de maneira não prototípica. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo acerca da produção da lateral alveolar l por aprendizes brasileiros de ILA. Desse modo, selecionamos três pesquisas quantitativas sobre a produção do l e discutimos os resultados. A partir dos resultados, confirmamos a hipótese básica do estudo, visto que aprendizes brasileiros de ILA tendem a realizar de forma não prototípica devido à influência das variáveis independentes investigadas.

 

The article aims to analyze studies on the production of the alveolar lateral l in English as an Additional Language (EAL). Based on the view of language as a Complex Adaptive System (Larsen-freeman, 1997) and on the Exemplar Theory (Pierrehumbert, 2001; Bybee, 2001), we seek to answer the problem question: how do Brazilian learners of EAL produce the alveolar lateral l in English according to the literature? Our basic hypothesis is that Brazilian learners of EAL produce it in a non-prototypical manner. The study is a qualitative bibliographic review of the production of the alveolar lateral l by Brazilian learners of EAL. Thus, we selected three quantitative research studies on l production and discussed the results. From the results, we confirm the basic hypothesis of the study, as Brazilian learners of EAL tend to produce it in a non-prototypical manner due to the influence of the investigated independent variables.

 

 


Palavras-chave

Lateral Alveolar l; Sistema Adaptativo Complexo; Teoria de Exemplares.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/a%20palavrada.v0i25.16766

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