A produção textual e sua avaliação no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola: da perspectiva teórica à utilização em contexto escolar/Textual production and its evaluation in the Portuguese language didactic material of the Brazil at School Program: from the theoretical perspective to the use in the school context
Resumo
Neste trabalho, enfoca-se o eixo da produção textual no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola, com um duplo objetivo: identificar a abordagem teórica subjacente às propostas de produção de texto, incluindo a forma de avaliação prevista; averiguar as possibilidades de utilização desse material, a partir das perspectivas de monitores voluntários, considerando o contexto educacional em que as práticas textuais se inserem na realidade das escolas estaduais e municipais onde atuam. Para isso, realizou-se um estudo do referido documento, bem como um levantamento de dados por meio da aplicação de questionário a três monitores que atuam no programa, em diferentes instituições de ensino do município de Capanema, PA, a partir de sua experiência com a utilização do material. Verificou-se que as concepções de língua e de texto adotadas na abordagem da produção textual e de sua avaliação, no material didático estudado, conflitaram com as concepções emergentes no contexto escolar e com as condições estruturais das instituições em que atuam os monitores, o que gera dificuldades na sua efetivação orientação e aplicação.
Neste trabalho, a produção textual no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola é enfocada com um duplo objetivo: identificar a abordagem teórica subjacente às propostas de produção textual, incluindo a forma de avaliação prevista; investigar as possibilidades de utilização desse material, a partir das perspectivas dos monitores voluntários, considerando o contexto educacional em que as práticas textuais estão inseridas na realidade das escolas estaduais e municipais onde atuam. Assim, foi realizado um estudo desse documento, bem como uma coleta de dados por meio da aplicação de um questionário a três monitores que atuam no programa, em diferentes instituições de ensino do município de Capanema, PA, a partir da experiência deles com o uso do material. Constatou-se que as concepções de língua e texto adotadas na abordagem da produção textual e sua avaliação no material didático analisado conflitam com as concepções emergentes no contexto escolar e com as condições estruturais das instituições em que os monitores atuam, o que gera dificuldades na sua efetiva orientação e aplicação.
Palavras-chave
Programa Brasil na Escola; Produção textual; Avaliação
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PDFReferências
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GERALDI, João Wanderley (org.); ALMEIDA, Milton José de. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i25.16772
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