Revista A Palavrada

A produção textual e sua avaliação no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola: da perspectiva teórica à utilização em contexto escolar/Textual production and its evaluation in the Portuguese language didactic material of the Brazil at School Program: from the theoretical perspective to the use in the school context

Andreia Queiroz Quadros, Carla Vitória Gomes de Castro, Dhyonatan da Silva de Miranda, Thiago Gabriel Machado dos Santos, Maria da Conceição Azevêdo

Resumo

Neste trabalho, enfoca-se o eixo da produção textual no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola, com um duplo objetivo: identificar a abordagem teórica subjacente às propostas de produção de texto, incluindo a forma de avaliação prevista; averiguar as possibilidades de utilização desse material, a partir das perspectivas de monitores voluntários, considerando o contexto educacional em que as práticas textuais se inserem na realidade das escolas estaduais e municipais onde atuam. Para isso, realizou-se um estudo do referido documento, bem como um levantamento de dados por meio da aplicação de questionário a três monitores que atuam no programa, em diferentes instituições de ensino do município de Capanema, PA, a partir da sua experiência com a utilização do material. Verificou-se que as concepções de língua e de texto adotadas na abordagem da produção textual e de sua avaliação, no material didático analisado, conflituam com as concepções emergentes no contexto escolar e com as condições estruturais das instituições em que atuam os monitores, o que gera dificuldades na sua efetiva orientação e aplicação.


In this work, the textual production in the didactic material of Portuguese Language of the Brazil at School Program is focused with a double objective: to identify the theoretical approach underlying the proposals for text production, including the form of evaluation foreseen; To investigate the possibilities of using this material, from the perspectives of volunteer monitors, considering the educational context in which the textual practices are inserted in the reality of the state and municipal schools where they work. Thus, a study of this document was carried out, as well as a data collection through the application of a questionnaire to three monitors who work in the program, in different educational institutions in the municipality of Capanema, PA, based on their experience with the use of the material. It was found that the conceptions of language and text adopted in the approach of textual production and its evaluation in the didactic material analyzed conflict with the emerging conceptions in the school context and with the structural conditions of the institutions in which the monitors work, which generates difficulties in its effective orientation and application.


Palavras-chave

Programa Brasil na Escola; Produção textual; Avaliação


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Em terra de surdos-mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). In: GERALDI, João Wanderley (org.); ALMEIDA, Milton José de. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011. p. 92-98.

GERALDI, João Wanderley (org.); ALMEIDA, Milton José de. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.

MARCUSCHI, Beth. O texto escolar: um olhar sobre sua avaliação. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (org.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 61-64.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/a%20palavrada.v0i25.16772

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536 

E-mail: apalavrada@ufpa.br 

Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil

Instagram: @apalvrada.ufpa 

Licenciado sob CC BY-NC-SA 4