Revista A Palavrada

A produção textual e sua avaliação no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola: da perspectiva teórica à utilização em contexto escolar/Textual production and its evaluation in the Portuguese language didactic material of the Brazil at School Program: from the theoretical perspective to the use in the school context

Andreia Queiroz Quadros, Carla Vitória Gomes de Castro, Dhyonatan da Silva de Miranda, Thiago Gabriel Machado dos Santos, Maria da Conceição Azevêdo

Resumo

Neste trabalho, enfoca-se o eixo da produção textual no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola, com um duplo objetivo: identificar a abordagem teórica subjacente às propostas de produção de texto, incluindo a forma de avaliação prevista; averiguar as possibilidades de utilização desse material, a partir das perspectivas de monitores voluntários, considerando o contexto educacional em que as práticas textuais se inserem na realidade das escolas estaduais e municipais onde atuam. Para isso, realizou-se um estudo do referido documento, bem como um levantamento de dados por meio da aplicação de questionário a três monitores que atuam no programa, em diferentes instituições de ensino do município de Capanema, PA, a partir de sua experiência com a utilização do material. Verificou-se que as concepções de língua e de texto adotadas na abordagem da produção textual e de sua avaliação, no material didático estudado, conflitaram com as concepções emergentes no contexto escolar e com as condições estruturais das instituições em que atuam os monitores, o que gera dificuldades na sua efetivação orientação e aplicação.


Neste trabalho, a produção textual no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola é enfocada com um duplo objetivo: identificar a abordagem teórica subjacente às propostas de produção textual, incluindo a forma de avaliação prevista; investigar as possibilidades de utilização desse material, a partir das perspectivas dos monitores voluntários, considerando o contexto educacional em que as práticas textuais estão inseridas na realidade das escolas estaduais e municipais onde atuam. Assim, foi realizado um estudo desse documento, bem como uma coleta de dados por meio da aplicação de um questionário a três monitores que atuam no programa, em diferentes instituições de ensino do município de Capanema, PA, a partir da experiência deles com o uso do material. Constatou-se que as concepções de língua e texto adotadas na abordagem da produção textual e sua avaliação no material didático analisado conflitam com as concepções emergentes no contexto escolar e com as condições estruturais das instituições em que os monitores atuam, o que gera dificuldades na sua efetiva orientação e aplicação.


Palavras-chave

Programa Brasil na Escola; Produção textual; Avaliação


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Em terra de surdos-mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). In: GERALDI, João Wanderley (org.); ALMEIDA, Milton José de. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011. p. 92-98.

GERALDI, João Wanderley (org.); ALMEIDA, Milton José de. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.

MARCUSCHI, Beth. O texto escolar: um olhar sobre sua avaliação. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (org.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 61-64.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i25.16772

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536 

E-mail: apalavrada@ufpa.br 

Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil

Instagram: @apalvrada.ufpa 

Licenciado sob CC BY-NC-SA 4