Chamada para publicação de artigos na Edição Especial: Etnociências e Educação: articulações possíveis.
Editores: Maria Franco Trindade Medeiros, Maria Carolina Sotero & Ângelo Giuseppe Chaves Alves
O conhecimento socialmente construído e compartilhado pelos diversos grupos humanos é o objeto de estudo comum entre as etnociências e a educação. Pesquisas que articulam tais áreas, reúnem perspectivas específicas de cada uma delas e afloram em resultados robustos no entendimento das relações entre os seres humanos e o seu meio. O planejamento de um projeto em etnociência e educação sempre opera em diferentes esferas. Atuando de um modo direto ou indireto, estes projetos provocam efeitos que ultrapassam o que se pensou originalmente. Ações de articulação entre as etnociências e a educação reverberam em múltiplos sentidos, pois cada professor-pesquisador vivencia a escuta e a troca a partir de sua ampla rede de relações que inclui as escolas, seus profissionais, seus estudantes, suas famílias e outros componentes da sociobiodiversidade, que cotidianamente dão vida ao processo educacional.
Organizado no âmbito da Revista Ethnoscientia, a edição especial Etnociências e Educação: articulações possíveis se configura como uma proposta de se trazer as ressonâncias de projetos em etnociências que tenham realizado articulações com a educação, abordando aspectos cognitivos, políticos, ecológicos e afetivos - entre outros - que se interconectam nessas ações..
A potência de articulações possíveis entre as etnociências e a educação e a força das redes de educação serão o foco desta edição especial. Será um espaço na revista para se pensar em metodologias, troca de experiências, e reflexões sobre dimensões bioculturais no campo comum das etnociências com a educação. Assim, ações empreendidas por diferentes projetos que tenham promovido articulações das etnociências com a educação e que reverberam em seus locais de atuação são convidadas a integrar esta edição especial trazendo as experiências e os pontos de vista pedagógicos dos professores-pesquisadores envolvidos.
Os trabalhos podem ser concebidos e submetidos em diferentes formatos, de acordo com as sessões indicadas pela revista, tais como: artigos de pesquisa, artigos de revisão, cartas, comunicações breves, entrevistas, entre outros.
1. Proposta de títulos provisórios e resumo de 200 palavras: até 30 de março de 2023; 2. Seleção das propostas enviadas: até 15 de abril de 2023; 3. Textos completos submetidos através da plataforma online da Revista Ethnoscientia (http://www.ethnoscientia.com/): até 30 de junho de 2023; 4. Previsão de publicação: agosto de 2023. E-mail para envio das propostas: dossie.etnocienciaseducacao@gmail.com Caso haja necessidade de alguma outra informação, por favor, entre em contato com os editores (mariaftm@mn.ufrj.br) ou com a revista (ethnoscientia@ufpa.br).
As propostas selecionadas para esta edição especial deverão ter seus manuscritos submetidos ao processo editorial através da plataforma <https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ethnoscientia> e seguirão o fluxo normal da Ethnoscientia, sendo submetidos à revisão por pares. No processo de submissão de manuscritos, os autores devem deixar explícita, em sua carta de apresentação, a sua intenção e motivação para publicá-los nesta edição especial Etnociências e Educação: articulações possíveis.
|
---
Ethnoscientia é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), dedicada à divulgação de textos e contribuições originais sobre a temática etnobiológica e etnoecológica.
Ethnoscientia publica manuscritos em todas as áreas da Etnobiologia e Etnoecologia, em textos sobre as relações, do presente e do passado, entre os seres humanos de diferentes sociedades e a natureza, em suas diferentes manifestações, percepções e enquadramentos. As áreas de pesquisa a serem publicadas na revista podem estar relacionadas, mas não limitadas, à etnobotânica, etnozoologia, etnopedologia, etnomicologia, etnomedicina, etnofarmacologia, etnoveterinária, etnomatemática, etnomúsica, etnoastronomia, agricultura tradicional, paleoetnobotânica, zooarqueologia, etnogastronomia e etnonutrição, legislação e regulamentação, história e filosofia da ciência, ecologia humana, ecologia cultura e memória biocultural, linguística e outras áreas envolvidas com as etnociências em suas variadas relações.
Atualmente, a revista Ethnoscientia possui a seguinte classificação de periódicos Qualis: 1. Biodiversidade: C; 2. Ciências Agrárias I: B5; 3. Ciências Ambientais: C; 4. Ciências Biológicas: C; e 5. Interdisciplinar: B5.