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CONHECIMENTO ETNOBIOLÓGICO DE UMA COMUNIDADE RURAL COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA MATERIAL INFORMATIVO-EDUCATIVO

Marcos Paulo Moreira, David Fernandes de Souza, Elisangela Andrade Angelo

Resumo

A Etnobiologia é uma área interdisciplinar que busca analisar e estudar a forma como determinadas culturas interagem com o meio biológico, tendo como princípio a valorização dos conhecimentos culturais. Os estudos etnobiológicos e das percepções ambientais podem ser úteis para a elaboração de projetos de educação ambiental mais contextualizados. Dessa maneira, o presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento dos conhecimentos etnobiológicos de moradores da Vila Rural Dezenove de Dezembro, município de Alto Piquiri, noroeste do Paraná, Brasil. Além disso, o trabalho teve por objetivo criar um material informativo educativo que considera os saberes locais. Inicialmente, fez-se uma revisão bibliográfica sobre a localidade, seguida de entrevistas narrativas utilizando-se as metodologias de bola de neve e o conceito de saturação. O material das entrevistas foi estudado com base na Análise Textual Discursiva. Como resultado, os moradores entrevistados listaram diversos animais silvestres, sendo que muitos demonstram uma interação afetiva com determinadas espécies, principalmente com os passarinhos. No entanto, foi possível perceber certa repulsa e alguns conflitos em relação às serpentes. Ficou evidente que os entrevistados tinham consciência dos impactos da ação antrópica sobre a localidade onde vivem. Porém, essa percepção, muitas vezes, é tida afastada da esfera pessoal, com uma postura mais reativa que propositiva. Notou-se, ainda, que há vários elementos culturais, tais como crendices e causos a respeito da fauna. Com base nas entrevistas e no levantamento bibliográfico realizado, foi elaborada uma cartilha educativo-informativa. Esse material buscou fortalecer o sentimento de pertencimento, valorizar o conhecimento local, mas também esclarecer alguns pontos que possam levar a conflitos com a fauna. Dessa maneira, procurou-se construir um material de educação ambiental a partir do contexto local, valorizando seus aspectos culturais.


Palavras-chave

conhecimento popular, contextualização, educação ambiental, etnozoologia, percepção ambiental


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v5i1.10285

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ISSN 2448-1998