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PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA ANTIRRACISTA A PARTIR DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS SOBRE ORIGEM E EVOLUÇAO HUMANA

Thiago Leandro da Silva Dias

Resumo

Considerando a demanda social inscrita em termos legais para implementação de ações educativas de enfrentamento ao racismo em todo currículo escolar, os problemas e controvérsias relacionadas ao ensino de biologia e evolução humana e da sua vinculação às relações étnico-raciais históricas e contemporâneas, assim como os impactos decorrentes no ensino e aprendizagem de conteúdos biológicos e socialmente relevantes, este trabalho busca investigar a formulação de práticas pedagógicas voltadas para educação das relações étnico-raciais no ensino de evolução biológica humana. A partir da Pesquisa de Design Educacional como quadro teórico e metodológico e com base nos pressupostos da educação antirracista, na abordagem histórica do pensamento evolutivo no ensino de ciência e no uso de questões sociocientíficas, este estudo objetiva desenvolver princípios de planejamento para um protótipo educacional sobre Origem e Evolução Humana com o propósito de promover educação das relações étnico-raciais e proposição de ação sociopolítica antirracista. Nesse sentido, apresentamos neste artigo a sistematização de princípios de design usados como fundamentos para a construção de protótipos educacionais e uma síntese de casos de controvérsias sociocientíficas desenvolvidos para este fim.


Palavras-chave

educação científica; relações étnico-raciais; pesquisa de design educacional.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v9i2.17006

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ISSN 2448-1998