Logo do cabeçalho da página
Nova Revista Amazônica

A Nova Revista Amazônica é um periódico trimestral do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Bragança, dedicado à publicação de trabalhos na área de Saberes e Linguagens, privilegiadamente nas linhas de pesquisa:

1. Narrativas e imagens na Amazônia;

2. Educação, imagens e culturas na Amazônia e,

3. Saúde e sociobiodiversidade na Amazônia.

Dialogando, de maneira interdisciplinar, com diversas áreas da ciência e outros conhecimentos, que perpassam por diferentes expressões históricas, políticas, estéticas e artísticas, a Nova Revista Amazônica publica trabalhos que tenham o intento de estudar, a partir de movimentos endógenos e exógenos, as diversas representações e práticas que perfizeram e perfazem as várias configurações das culturas da/na Amazônia, mediante a compreensão das diferentes formações discursivas, em diferentes linguagens, e suas correspondentes condições sociais e históricas de produção.

São aceitos artigos em português, inglês e espanhol. A revista publica artigos originais inéditos, resenhas, ensaios etnofotográficos, crônicas etnográficas, vídeos etnográficos e entrevistas. Cada artigo poderá ser submetido por até 4 autores/as, sendo exigido que pelo menos um/a tenha o título de doutor/a.

                   ISSN: 2318-1346                     



                   

                                                        

                                                                                                       

                                                                                

                 

Notícias

CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ

IDENTIDADE E DECOLONIALIDADE: A PAN-AMAZÔNIA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA LATINO-AMERICANA

Organizadores:

Prof. Dr. Francisco Pereira Smith Júnior - UFPA

Prof. Dr. Carlos Henrique Lopes de Almeida - UNILA

Prof. Msc. Jocenilda Pires do Rosário – Doutoranda em Letras/UFPA

RESUMO

As mais diversas formas de expressão artístico-literária produzida na Pan- Amazônia possuem a característica de problematizar a realidade dos sujeitos amazônicos nos seus mais variados espaços e momentos de vivência, por vezes ligados a um passado colonial e um presente capitalista e globalizado, dentro do contexto latino-americano. Quer sejam literatura, pintura, música, cinema, teatro e outras formas de expressão artística, elas figuram as transformações históricas nas identidades amazônicas, dentro de um caleidoscópio de expressões e dizeres. Esse volume/número busca atender a necessidade de pesquisar, divulgar e conhecer a produção artístico-intelectual desses sujeitos e compreendê-los pela ótica de uma perspectiva teórico-analítica decolonialista e desconstrutivista latino-americana, que visem romper com o ideário e valores do establishment.

As contribuições devem ser enviadas até o dia 30/09/2021.

Além de artigos, os autores poderão submeter trabalhos para as outras seções da revista tais como crônicas, ensaios e videos etnográficos.

Diretrizes para autores: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/about/submissions#authorGuidelines>

Cadastro de autores e submissões:
<https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/user/register>

Contato: <novarevistaamazonica.ufpa@gmail.com>

 
 
Publicado: 2021-05-23

CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ

HISTÓRIAS E AMBIENTES NA AMAZÔNIA

Organizadores:

 Dr. Kelerson Semerene Costa (do Departamento de História e do Núcleo de Estudos Amazônicos da Universidade de Brasília)

Dr. José Inaldo Chaves (do Departamento de História da Universidade de Brasília)

RESUMO

Este dossiê dedica-se à análise, em perspectiva interdisciplinar e transnacional, das interações entre sociedades e ambientes na Amazônia. Serão bem vindas contribuições que abordem, dentre outros temas, as dinâmicas socioambientais e econômicas, os fluxos migratórios, os conflitos agrários e a atuação de organizações políticas estatais e não-estatais ao longo do tempo; as interfaces socioculturais entre a ação antrópica, as biotas e os seres não-humanos na produção das territorialidades (inclusive as representações da natureza e do território); as relações e dinâmicas de fronteiras; as experiências urbanas diversas (dos primeiros assentamentos coloniais às cidades contemporâneas, por exemplo); as historicidades das comunidades locais (indígenas, quilombolas, camponesas, ribeirinhas etc.), suas epistemologias nativas e sua importância global; os direitos humanos e da natureza. Com um amplo recorte temático, o dossiê pretende ser um espaço de troca de experiências acadêmicas entre pesquisadores/as de diferentes instituições nacionais e estrangeiras que se dedicam à compreensão histórica da Amazônia, seus sujeitos humanos e não-humanos e suas conexões globais.

As contribuições devem ser enviadas até o dia 28/07/2021.

Além de artigos, os autores poderão submeter trabalhos para as outras seções da revista tais como crônicas, ensaios e videos etnográficos.

Diretrizes para autores: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/about/submissions#authorGuidelines>

Cadastro de autores e submissões:
<https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/user/register>

Contato: <novarevistaamazonica.ufpa@gmail.com>



 
Publicado: 2020-11-04

Chamada permanente de artigos para seção livre e de ensaios etnofotográficos

A Nova Revista Amazônica (ISSN 2318-1346) abre chamada permanente para submissão de artigos para seção livre e de produções imagéticas para a seção ensaios etnofotográficos. O (s) autor (s) deverão se cadastrar diretamente no site do periódico, e submeter seu material de acordo com o escopo e as normas da revista.
 
Publicado: 2019-01-25