Nova Revista Amazônica

IMPLICAÇÕES DO FINANCIAMENTO NO SECTOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MOÇAMBIQUE

Samuel Manuel, Rassul José Júlio Mardade, Rolf Calisto Uarasse, Agostinho Rosário Teimoso

Resumo

O estudo tem como objetivo de analisar as implicações do financiamento a educação básica em Moçambique, com foco na qualidade do ensino. Na pesquisa são destacados dois intervenientes: o Estado e os parceiros. Para realização do estudo elegeu-se a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica, que consistiu na consulta de obras e artigos publicados. Portanto, feita a análise do conteúdo, os dados da pesquisa relevam que o financiamento ao sector de educação é feito pelo orçamento do Estado de forma deficiente, e para complementar o défice conta com a intervenção de parceiros nacionais e internacionais. Por fim, os poucos recursos existentes não são geridos de forma transparente, as vezes direcionados para outros fins para o qual não foram alocados.


Palavras-chave

educação; ensino básico de Moçambique; financiamento


Texto completo:

XML PDF

Referências


BONDE. Rui Amadeu; MATÁVEL. Princidónio Abrão. O Financiamento da Educação em Moçambique e seus Desafios. 2022.

CORBIN, Juliet M.; STRAUSS, Anselm L. Basics of qualitative research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. Los Angeles. 2008.

FERNANDES, Rafael José Gonçalves. Um currículo de ciências diferente. O caso da Escola Móvel. Universidade de Lisboa. 2009.

FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia de Pesquisa – Um guia para Iniciantes. Porto Alegre: Brasil. 2013.

FRANZE, Francisco Daniel. O Currículo do Ensino Básico em Moçambique e a Educação para a Cidadania. 2017.

GUEBERT, Mirian Célia Castellain; RODRIGUES, Mariano Araújo. Sistema educativo em Moçambique: as estratégias internacionais de inclusão. Revista RIDH, Bauru. 2021.

MOÇAMBIQUE. Publicação oficial da República de Moçambique. Lei 6/92, I Série nº 19, de 6 de Maio. S.N.E. Maputo. 1992.

MOÇAMBIQUE. Publicação oficial da República de Moçambique. Lei 18/2018, I Série nº. 254. de 28 de Dezembro. SNE. Maputo. 2018.

MOÇAMBIQUE. Estudo regional sobre assimetria no sector da educação e financiamento interno em Africa: caso de Moçambique. MEPT. IBIS & ANCEFA. 2016.

MOÇAMBIQUE. Introdução do Novo Currículo do Ensino Básico. XXVIII Conselho Coordenador Por uma visão futura e segura da educação. 2003.

MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Plano Estratégico de Educação (2020-2029): por uma educação, inclusiva, patriótica e de qualidade. Maputo. 2020.

MOÇAMBIQUE. Publicação oficial da República Popular de Moçambique. Lei 4/83, I Série nº. 12, Maputo, 1983.

MOÇAMBIQUE. Revisão de Políticas Educacionais Moçambique. 2019.

RIBEIRO, António Carrilho. Desenvolvimento Curricular. Texto Editora, Lisboa. 1992.

ROSÁRIO, Domingos Manuel; Ennis. Clare Mart. Estudo sobre a economia política do sector da educação em Moçambique. 2015.

SILVA, Carlos Manuel Ribeiro. Desenvolvimento Curricular e Construção do Conhecimento Profissional. Universidade do Minho. Brasil. 2011.

USAID. Fundo de apoio ao sector da educação (FASE). 2022.

VARELA, Bartolomeu Lopes. O currículo e o Desenvolvimento Curricular: Concepções. Praxis e Tendências. Praia: Cabo Verde. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i2.16174

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave