Intervenção sobre o comportamento de masturbação pública de uma criança com Transtorno do Espectro Autista
Resumo
Este trabalho teve como objetivo intervir para a redução de masturbação pública emitida por uma criança de cinco anos de idade com Transtorno do Espectro Autista (TEA) após avaliação funcional do comportamento. Foram conduzidas: (a) avaliação indireta; (b) avaliação direta; e (c) análise funcional (experimental) proposta por Iwata et al. (1982/1994) acrescida das subcondições atenção-reprimenda, atenção-instrução-e-bloqueio, sozinha-com-reforçador e sozinha-sem-reforçador. Os procedimentos foram controlados pelo delineamento de múltiplas condições. Os resultados apontaram que o comportamento de masturbação pública era mantido por reforçamento automático. Durante a intervenção, foram usados os procedimentos de Interrupção de Resposta e Redirecionamento (RIRD), no qual a resposta de masturbação era interrompida e redirecionada para uma resposta incompatível que era seguida por reforçamento (DRI). O RIRD foi associado ao Reforçamento Diferencial de Outros Comportamentos (DRO) de intervalo variável (15s) contingente a não emissão da resposta de masturbação. Para o controle experimental foi empregado o delineamento ABA seguido de follow-up. Os resultados apontaram que os procedimentos foram eficazes para a diminuição da resposta de masturbação pública em ambiente clínico. Este estudo contribuiu para demonstrar a aplicação de variáveis que controlam comportamentos desafiadores, para o direcionamento de intervenção e avançou ao utilizar a associação de procedimentos como o uso de reforçamento diferencial juntamente com a interrupção e o redirecionamento de respostas.
Palavras-chave: Análise funcional, TEA, RIRD, Reforço diferencial, Masturbação pública.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i1.16394