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Formação inicial de professores e a base de conhecimentos para o ensino de ciências naturais na educação infantil

Raquel de Abreu Fochesato Quidigno, Sérgio Camargo, Tania Teresinha Bruns Zimer

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo documental, realizada no período de 2017 a 2019, que teve como objetivo desvelar o que está manifesto nas estruturas curriculares dos cursos de Licenciatura em Pedagogia em Universidades Públicas Federais, identificando a base de conhecimentos necessários para o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil. Para tal, foi realizada a análise de Ementas e Planos de Ensino de disciplinas que compõem as estruturas curriculares desses cursos. Assim sendo, primeiramente buscou-se apresentar o contexto em que esta pesquisa está inserida e introduzir as ideias de Shulman (1986, 1987, 2014), Grossman (1990) e Carlsen (2002) sobre os aspectos referentes à constituição da base para o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil. Ressalta-se que a análise do corpus se fundamenta em elementos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Como resultado do processo de análise dos dados, foram utilizados códigos a priori e 6 códigos emergentes que foram distribuídos em três categorias homônimas dos conhecimentos que constituem a base para o ensino. Portanto, percebeu-se que todos os conhecimentos da base estão presentes nas disciplinas analisadas e, também, foi proposto um modelo para a base de conhecimentos para o Ensino de Ciências na Educação Infantil.


Palavras-chave

Pedagogia; Currículo; Educação Infantil; Ensino de Ciências Naturais


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.10164

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