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Uma revisão sistemática de literatura acerca dos trabalhos sobre a interface entre ensino e história da matemática

Raphael Alves Feitosa, Isabelle Coelho da Silva

Resumo

O objetivo da presente investigação é analisar a literatura, em língua portuguesa, que vem sendo publicada acerca da interface entre história da matemática e ensino, sobretudo os textos científicos oriundos de periódicos revisados por pares. Com isso, busca-se colaborar para uma compreensão sobre os pontos recorrentes das investigações nesta interface, bem como detectar possíveis lacunas que o campo possui. Para tanto, recorremos à pesquisa de literatura do tipo sistemática, realizada no Portal de Periódicos CAPES. Como resultado, foram selecionados 19 artigos relacionados ao assunto. Esse levantamento mostra que o tema tem sido cada vez mais abordado, mas ainda há lacunas a serem explanadas, principalmente, em relação às ações pedagógicas planejadas e organizadas dentro das instituições de ensino.


Palavras-chave

História da matemática; ensino; interface; revisão sistemática


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.10611

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