Noções de avaliação em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Física e Química: análise de documentos normativos do IFRJ
Resumo
O artigo tem como foco apresentar a análise das orientações sobre avaliação no ensino de ciências presentes nos documentos norteadores das licenciaturas em física e química de um instituto federal de educação. A metodologia utilizada foi baseada na técnica de análise de conteúdos e composta por três etapas: seleção do material, leitura flutuante e análise dos documentos a partir de categorias pré-estabelecidas. O aporte teórico deste estudo reúne os autores Hoffman (2003), Luckesi (2008), Zabala (1998), Perrenoud (2000), Minayo (2007) e Bardin (2009). A análise identificou significados que divergem nos respectivos documentos, resultando um discurso teórico a respeito da avaliação que não se assemelha com a proposta prática dos documentos, além do pouco espaço destinado ao tema nos documentos. Ficou evidenciada a necessidade de materiais textuais e discussões acadêmicas complementares que esclareçam termos referentes à temática e que respaldem as práticas avaliativas da instituição de forma mais representativa.
Palavras-chave
análise documental; avaliação; documentos institucionais; ensino de ciências
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.12931
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