O estudo de aula e Matemática: “processo formativo” e “potencialidades para o desenvolvimento profissional”
Resumo
No presente artigo, discute-se sobre o estudo de aula e Matemática, as contribuições para a formação do professor, como um processo de desenvolvimento profissional. Questiona-se: Quais os artigos publicados pelos pesquisadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa tratam do estudo de aula e Matemática? E como esses artigos abordam o desenvolvimento profissional? Realizou-se um estudo de revisão de literatura e selecionaram-se 20 artigos publicados em periódicos. Analisou-se qualitativamente os artigos, organizando duas categorias: a) estudo de aula como uma abordagem do desenvolvimento profissional, um processo formativo; b) potencialidades dos estudos de aula para o desenvolvimento profissional. Conclui-se que os estudos de aula valorizam a experiência dos professores, promovem diferentes conhecimentos profissionais, a partir de ciclos colaborativos e reflexivos, e podem produzir mudanças na prática dos professores, no ensino, na aprendizagem do aluno e mudanças educacionais. Destaca-se a necessidade de investimentos nos estudos de aula como processo formativo, para que façam parte do desenvolvimento profissional dos professores, tanto no contexto português como em outros contextos.
Palavras-chave
Estudo de aula; desenvolvimento profissional; processo formativo
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.13440
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