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Análise de conteúdo sobre as imbricações da geometria nas provas do Novo ENEM

Pedro André Pires Machado, Fernando Siqueira da Silva, Tanise Zeppenfeld Arruda

Resumo

Neste artigo, realizamos uma investigação sobre como o Campo Conceitual da Geometria está imbricado a outros Campos Conceituais nos enunciados das questões de Matemática das provas do Novo ENEM. Assim, operamos uma pesquisa documental nos enunciados de todas as 1.305 questões de Matemática do Novo ENEM, desde o ano de 2009 até 2021, utilizando os passos metodológicos da Análise de Conteúdo e ? como bases teóricas da análise ? a Teoria dos Campos Conceituais e a Teoria das Imbricações entre Campos Conceituais. Com este estudo, percebemos que o número de conceitos e de imbricações conceituais nos enunciados das questões do Novo ENEM podem estar diretamente associados ao nível de complexidade das situações propostas nas provas, o que poderá ser confirmado a partir de uma investigação futura que inclua as resoluções das questões aqui analisadas.


Palavras-chave

Análise de Conteúdo; Campos Conceituais; Novo ENEM


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.13583

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