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Matemática artesanal: o saber fazer na construção de casas

Alexandre Wegner, Cláudio José de Oliveira

Resumo

No presente artigo, apresentamos considerações relacionadas à matemática artesanal de um grupo de pedreiros, colaboradores na produção do material empírico numa tese de doutorado, defendida pelo primeiro autor em outubro de 2020. A Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016) é a metodologia para a produção de dados. Neste texto, trabalhamos a questão: Como a matemática artesanal resulta em saber fazer na construção de casas? Na esteira dessa problemática, alinhamos os objetivos: discutir o saber fazer matemática com um grupo de pedreiros artesanais; explicar parte da artesania na técnica do saber fazer matemática desses pedreiros. Interpretamos três situações elencadas pelos artesãos, pedras para demarcar as tesouras dos telhados, projeção das madeiras para encaixe perfeito dos pontos e o chanfrado de um muro quando o terreno está em aclive. Nos resultados, reafirmamos essa matemática através de aproximações sociais, imaginação e técnica das mãos.


Palavras-chave

Educação; etnomatemática; matemática; práticas artesãs


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.13672

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