Teorias com abordagens semióticas: possibilidade de um diálogo interteórico
Resumo
As teorias apresentadas nesse texto possuem abordagem semiótica, mas enfoques distintos: a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), desenvolvida por Raymond Duval, apresenta um enfoque cognitivo em que os registros de representações são inerentes ao processo de ensino e aprendizagem de matemática e possibilitam a análise das atividades cognitivas de formação, tratamento e conversão. O enfoque sócio cultural que delimita os Os pressupostos da Teoria da Objetivação (TO), teoria em desenvolvimento proposta por Luis Radford considera o Labor Comum como fundamental aos processos de objetivação e subjetivação, ancorados pelos meios semióticos de objetivação. Desse modo, indicamos as especificidades quanto aos princípios, metodologia e questões investigativas de cada teoria seguida de resoluções de uma situação do contexto da Early Algebra, com estudantes dos 6? ano de uma escola da rede pública do norte do Paraná, como ilustração para análise sob as lentes do referencial da TO e da TRRS. A possibilidade de um diálogo interteórico surge das especificidades e inferências da análise quantos aos elementos de cada teoria, onde se conclui que mesmo com aspectos ontológicos e epistemológicos distintos, ambas as teorias emergem de modo síncrono.
Palavras-chave
Early Algebra; Semiótica; Teoria da Objetivação; Teoria dos Registros de Representação Semiótica.
Texto completo:
PDFReferências
ARZARELLO, F.; PAOLA, D.; ROBUTTI, O. et al. Gestures as semiotic resources in the mathematics classroom, Palgrave Studies in alternative education, v.70, p. 97-109, 2009.Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10649-008-9163-z
BIKNER-AHSBAHS, A., DREYFUS, T., KIDRON, I., ARZARELLO, F., RADFORD, L., ARTIGUE, M., & SABENA, C. Networking of theories in mathematics education. In M. M. Pinto, & T. F. Kawasaki (Eds.), Proc. 34 th Conf. of the Int. Group for the Psychology of Mathematics Education. Belo Horizonte, Brazil: PME. vol. 1, p. 145-175, 2010
CANAVARRO, A. P. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Portugal, Quadrante, v. 16, n. 2, p. 81-118, 2007
DRIJVERS, P. et al. Digital resources inviting changes in mid-adopting teachers’ practices and orchestrations. ZDM, v. 45, p. 987-1001, 2013.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Fascículo I. São Paulo: Livraria da Física, 2009
DUVAL, R. Ver e ensinar a Matemática de outra forma - Entrar no modo matemático de pensar os registros de representações semióticas. v 1. São Paulo: Proem, 2011.
DUVAL, R. Duval Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática REVEMAT. Florianópolis (SC), v.11, n. 2, p.1-78, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10. 5007/1981-1322.2016v11n2p1
D’AMORE, B. Primeiros Elementos de Semiótica sua presença e sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
GODINO, J. D.; BATANERO, C.; FONT, V. The ontosemiotic approach to research in mathematics education. ZDM. The International Journal on Mathematics Education,v.39, n. 1-2,jan.2007.Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/funciones-semioticas/ontosemiotic_approach.pdf.Acesso em: 25/07/2019
GOMES, S. C. Teorias de aprendizagem em matemática: um estudo comparativo à luz da Teoria da Objetificação. 2016.134 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
IORI, M. La consapevolezza dell’ insegnante dela dimensione semio-gognitiva dell ápprendimento dela matemática – Tese Dottorato di ricerca in Storia e diadattica dele matematiche, Storia e didattica dela Fisica,Storia e Didattica dela Chimica –dipartimento di matemática e informática – Università degli Studi di Palermo, 2015, 375f.
MORETTI, M. T.; BRANDT, F. C. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semi-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Organizadores, Méricles Thadeu Moretti, Celia Finck Brandt. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020. 485 p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982. Acesso em janeiro de 2021
MOREY, B. Abordagem semiótica na Teria da Objetivação. In: GOBARA, S.; RADFORD L. Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p.43-67
OTTE, M. F.; SANTANA, G. F. S.; PAULA, L.; BARROS, L. L. G. X. Reasons for a semiotic approach to mathematics education. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 24-41, 2019. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/350
PRESMEG, N.; RADFORD, L.; ROTH, W.; KADUNZ, G. Semiotics in Mathematics Education, 2016. Disponível em: https://www.springer.com/gp/book/9783319313696Acessoemjunhode 2019.
RADFORD, L. Three key Concepts of the theory of objectification: Knowledge, knowing, and learning. Journal of Research in Mathematics Education, v. 2, n. 1, p. 7-44, 2013.
RADFORD, L. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. DIE - Doctorado Interinstitucional em Educación, Énfasis matemática. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, 2017
RADFORD, L. Un recorrido atraves de la Teoria de la Objetivación. In: GOBARA, S.; RADFORD L. Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p.15-42.
SABENA, C.; KRAUSE, C.; MAFFIA, A. L'analisi semiotica in ottica multimodale: dalla costruzione di quadro teoricoal networking con alter teorie - Relazione al XXXIII Seminario Nazionale di ricerca 2016. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar?oi=bibs&cluster=6495347790114289557&btnI=1&hl=de Acesso em: maio de 2020.
VERGEL, R.; GÁRZON, P. J. R. Álgebra escolar y pensamiento algebraico: aportes para el trabajo en el aula. Bogotá: Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.14160
Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.