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O enfoque investigativo nos livros didáticos de Ciências da Natureza (PNLD 2021)

Alexandre Rodrigues da Conceição, Leonir Lorenzetti

Resumo

Por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, este estudo tem por objetivo analisar como os elementos que constituem o Ensino de Ciências por Investigação estão sendo propostos nos 42 livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2021. As 273 atividades foram analisadas por meio de seis categorias, organizadas de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos propostos por Carvalho (2011, 2013). Os resultados demonstraram que os elementos constitutivos do Ensino de Ciências por Investigação: aparecem com baixa frequência e, na maioria das vezes, descaracteriza o processo investigativo; enfatizam o trabalho manipulativo em detrimento do intelectual; reforçam a ideia da Ciência reproducionista; desconsideram a importância do trabalho em grupo e dos conhecimentos prévios dos estudantes; e não estabelecem uma relação entre o conteúdo científico com as questões tecnológicas, sociais e ambientais.


Palavras-chave

Atividade investigativa; ensino de ciências por investigação; livro didático


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.14301

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