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Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes

Carolina Maria Boccuzzi Santana, Andreia dos Santos Calegari, João Paulo Reis Soares, Ester Aparecida Ely de Almeida, Jéssica Jorge, Graça Simões de Carvalho, Fernanda Franzolin

Resumo

Sendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos.


Palavras-chave

Adaptação; livros didáticos; evolução biológica; concepções dos estudantes; interesses dos estudantes


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.14594

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