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Explorando o uso de memes como recurso significativo em aulas do Programa Ciência na Escola

Gabriel Cunha Martins, Victória Silva Galvão, Maisa Helena Altarugio

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo levantar e analisar as concepções e reflexões docentes sobre o uso crítico dos memes com conteúdo científico, como recurso didático potencialmente significativo em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de caráter colaborativo realizada no interior do Programa Ciência na Escola, a partir de episódios que discutiram o uso de memes com o grupo das professoras participantes. Os resultados apontam possibilidades promissoras para o uso desse recurso na perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC), assim como revela os entraves e as dificuldades docentes nessa tarefa, ligados ao distanciamento das professoras das peculiaridades da linguagem e do universo da cibercultura juvenil. As conclusões refletem a importância de tratar o tema em seus aspectos técnicos e pedagógicos, mas também de considerar outras dimensões dos saberes docentes.


Palavras-chave

memes; aprendizagem significativa; ensino de ciências.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.14648

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