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Modelagem Matemática e a sala de aula: um olhar a partir dos professores participantes de formação continuada

Adan Santos Martens, Tiago Emanuel Klüber

Resumo

A presente pesquisa decorre da análise dos materiais significativos da dissertação do primeiro autor orientada pelo segundo, enlaçados pela interrogação de pesquisa: O que se mostra sobre a prática da Modelagem Matemática em sala de aula pelos professores participantes de cursos de formações de Modelagem em contexto de pesquisa? Após realizada a hermenêutica dos dados oriundos do depoimento de sete professores participantes de formações continuada em Modelagem em contexto de pesquisa, compreende-se que a prática da Modelagem Matemática pelos professores está condicionada à superação de formações realizadas apenas com fins de pesquisa, relativamente curto, diferente do tempo necessário para que o professor se sinta seguro para adotar a Modelagem em sala de aula.  Outras compreensões revelam que há uma aceitação e validação da Modelagem pelos professores, no entanto, a desenvolvem apenas enquanto participam da formação continuada e ao mesmo tempo que há um acompanhamento do formador.


Palavras-chave

Fenomenologia; Formação continuada de professores em Modelagem; Contexto de pesquisa.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.14684

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