Cabeçalho da página

A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam?

Marcelo Nunes Coelho, Vitor Hugo Lima de Moura

Resumo

Este trabalho parte da premissa da extrema relevância que tem o livro didático na atuação docente em sala de aula de Ciências da Natureza e Tecnologias (CNT). Usamos também como premissa as conclusões de diversos pesquisadores da área de Ensino de Física e do Ensino de Ciências em geral a respeito da importância de edificarmos uma visão de ciência mais coerente. Desta forma, nos perguntamos até que ponto e em que profundidade as coleções de CNT do PNLD 2021 debatem aspectos relacionados à Natureza da Ciência (NdC) com o objetivo de proporcionar a construção de uma visão mais fiel da Ciência? Para responder essa pergunta, realizamos uma análise de temas relacionados ao conteúdo de gravitação nas sete coleções de livros de CNT aprovadas no PNLD 2021. Para empreender esta análise, lançamos mão da técnica de Análise de Conteúdo e, principalmente, do referencial teórico de Gil-Pérez et al (2001). Observamos que as coleções aprovadas no PNLD 2021, em geral, não tratam explicitamente de desconstruir visões deformadas de ciência e, portanto, contribuem para perpetuá-las.


Palavras-chave

PNLD; natureza da ciência; ensino de ciências.


Texto completo:

PDF

Referências


ADÚRIZ-BRAVO, A; IZQUIERDO, M; ESTANY, A. Una propuesta para estructurar la enseñanza de la Filosofia de la Ciencia para el profesorado de Ciencias em formación. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 465-476, 2002.

ALLCHIN, D. How not to teach history in science. In: FINLEY, F;

ALLCHIN, D; RHEES, D; FIFIELD, S. (orgs.) Proceedings of the Third International History, Phylosophy, and Science Teaching Conference..., Minneapolis: University of Minnesota, v. 1, 1995.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017, p. 547.

BRUZZONE, A. Ciberpopulismo: política e democracia no mundo digital. São Paulo: Contexto, 2021.

CARVALHO, A. M. P. de; VANNUCCHI, A. I. History, Philosophy and Science Teaching: Some Answers to How? Science Education, v. 9, n. 5, p. 427-448, 2000.

COSTA, A. C. Negacionistas são os outros? Verdade, engano e interesse na era da pós-verdade. Principia. v. 25, n. 2, p. 305-334, 2021.

D´ANCONNA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018.

EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior. In: SILVA, C. C. (Org.) Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

FANCELLI, U. Populismo e negacionismo: o uso do negacionismo como ferramenta para a manutenção do poder pupulista. Curitiba: Appris, 2021.

FEYERABEND, P. Contra o método. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

GATTI, S. R. T; SILVA, D.; NARDI, R. História da Ciência no ensino de Física: um estudo sobre o ensino de atração gravitacional desenvolvido com futuros professores. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p. 7-59, 2010.

GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação. v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

HOTTECKE, D; CELESTINO, C. Why implementing History and Philosophy in school Science Educacion is a challenge: an analysis of obstacles. Science Education, v. 20, n. 3, 2011, p. 293-316.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2018.

LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE A. (orgs.) A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979.

LAKATOS, I. History of science and its rational reconstructions. In:

HACKING, I. (org.) Scientific revolutions. Hong-Kong: Oxford University, 1983.

MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.) Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Fìsica, 2006.

MATTHEWS, M. História, Filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia Digital do PNLD 2021, 2021. Disponível em Acesso em 09 fev. 2022.

PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In: PIETROCOLA, M. (org.) Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.

PEDUZZI, L. O. Q; RAICIK, A. C. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em ensino de ciências. v. 25, n. 2, p. 19-55, 2020.

PILATI, R. Ciência e pseudociência: por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar? São Paulo: Editora Contexto, 2020.

POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

PÓS-VERDADE. In: DICIONÁRIO de Oxford. Oxford: Oxford University Press, 2016. Disponível em Acesso em: 08 fev. 2022.

PRETTO, E. M; GOLDSCHMIDT, A. I; RICHTER, L. História da ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de ciências – ensino fundamental – anos finais. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática. v. 19, n. 42, p. 177-193, 2023.

SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências. v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2016.

TAKIMOTO, E. Como dialogar com um negacionista. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

TEIXEIRA, E. S; GREGA, I. M; FREIRE Jr, O. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. In: PEDUZZI, L. O. Q;

MARTINS, A. F. P; FERREIRA, J. M. H. (orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: Editora da UFRN, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.14702

Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License