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As perspectivas de formação de professores presente nos editais do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em diferentes contextos políticos

Brenda dos Santos Barbosa, Jane Darley Alves dos Santos

Resumo

No contexto de disputas e buscas por avanços na Educação, surgem as políticas públicas de formação docente, como o PIBID, objetivando contribuir com a formação inicial de professores e melhorias para a educação básica e valorizar o magistério. O objetivo deste trabalho foi investigar as perspectivas de formação de professores contidas nos editais do programa e narrar brevemente sua história. O manuscrito foi construído a partir da análise documental da portaria que instituiu o programa, da chamada pública de 2007, no governo Lula, e dos editais de 2018 e 2020, no governo Temer e Bolsonaro, respectivamente. Por meio das análises realizadas, constatou-se que o PIBID é um programa potencial em contribuir para a formação docente. Porém, ficam algumas ressalvas que precisamos nos atentar para que esta formação seja, dentro das possibilidades, integral.


Palavras-chave

formação inicial de professores; PIBID; políticas públicas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.14708

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