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Representações sociais sobre o binômio vacinas e vacinação emergidas entre alunos do ensino fundamental II de uma escola pública no sudeste do Pará

Célia Evangelista Brito, Ana Cristina Viana Campos, Fernada Cátia Bozelli

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar as representações sociais de alunos do ensino fundamental II de uma escola pública sobre o binômio vacinas e vacinação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Os participantes foram 197 alunos, os instrumentos de constituição de dados foram um questionário e a técnica de associação livre de palavras. O banco de dado foi organizado no Programa Microsoft Excel, as palavras evocadas pelos alunos foram processadas pelo openEvoc 0.92 e analisadas segundo a Teoria do Núcleo Central. Os resultados apontaram um núcleo central formado por quatro elementos (proteção, vou me vacinar, saúde e prevenção) consensuais e homogêneos fortemente ancorados em conhecimentos e orientações divulgadas pela comunidade científica. Os demais elementos que constituíram o sistema periférico foram heterogêneos e não estão relacionados especificamente aos conhecimentos advindos do meio científico, mas expressam as crenças e experiências pessoais dos alunos.


Palavras-chave

Representações Sociais; ensino fundamental II; vacinas; vacinação


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.14795

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