Cabeçalho da página

Análise de analogias para o ensino de modelos atômicos presentes nos livros didáticos do PNLD 2020

Yana Bárbara da Silva Teixeira, Saulo Cézar Seiffert Santos

Resumo

As analogias buscam promover a compreensão de um conceito a partir de algo que é familiar. O uso das analogias clássicas para os modelos atômicos - bola de bilhar, pudim de passas e o sistema solar - tentam contribuir neste sentido e estão presentes em livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental, aprovados no PNLD 2020. Esta pesquisa analisou tais analogias, classificando-as de acordo com a proposta de Curtis e Reigeluth (1984) e segundo o modelo TWA de Glynn (1989) para verificar o nível de enriquecimento. Por meio das análises, concluiu-se que as analogias não são apresentadas de forma adequada, seguindo a recomendação da literatura para a coerência com o contexto do aluno e o enriquecimento do recurso. Desse modo, o estudante pode não formar o conhecimento necessário para que aconteça o aprofundamento no Ensino Médio.


Palavras-chave

analogias; livro didático; ensino de química; modelos atômicos.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, L. de O.; SOARES, S. M.; MELO, M. S. Utilização de analogias em seis livros didáticos de Química aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2018: uma análise sobre estrutura atômica. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 1019-1039, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1019-1039.id687. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/446. Acesso em: 31 mar. 2023.

ALVARENGA, G. R. et al. Análise de Comparações associadas às Teorias Atômicas presentes em Livros Didáticos de Química do PNLD 2015, a partir da Teoria do Mapeamento Estrutural de Gentner. In:

FERRY, A. S. Pesquisas sobre analogias no contexto da educação em Ciências à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural (structure-mapping theory). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

ALVARENGA, G. R. et al. Análise de uma analogia presente nos livros didáticos de Química do PNLD 2015: o modelo atômico de Thomson e um pudim de passas. In: Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 18, 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2016. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/trabalhos.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.

BRASIL. Lei n° 9.099, de 18 de Julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 7, 19 jul. 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília: Inep, 2022.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2017.

CANTO, E. L. CANTO, L. C. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

CARNEVALLE, M. R. (org.). Araribá mais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

CURTIS, R. V.; REIGELUTH, C. M. The use of analogies in written text. Instructional Science, v. 13, p. 99-117, 1984.

FERRY, A. S.; AMARAL, S. E. Concepções de estudantes acerca de analogias elaboradas para o ensino de teorias atômicas: o modelo de Dalton e a bola de bilhar. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 1262-1268, 2013. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307145. Acesso em: 31 mar. 2023.

FERRY, A. S.; MARCELOS, M. F. Concepções de estudantes acerca de analogias elaboradas para o ensino de teorias atômicas: o modelo de Thomson e um pudim de ameixas. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 1269-1275, 2013. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307140. Acesso em: 31 mar. 2023.

FERRY, A. S. Pesquisas sobre analogias no contexto da Educação em Ciências. In: FERRY, A. S. (org.). Pesquisas sobre analogias no contexto da educação em Ciências à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural (structure-mapping theory). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Teláris Ciências. 3. ed. São Paulo: Ática, 2018.

GLYNN, S. The Teaching-With-Analogies Model. Science and Children, v. 44, n. 8, p. 52-55, abr./mai. 2007.

GLYNN, S. The Teaching with Analogies Model. In: MUTH, K. D. (ed.). Children's Comprehension of Text: Research into Practice. Newark: International Reading Association, 1989, p. 185-204.

GODOY, L. P. Ciências Vida & Universo. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.

GONZÁLEZ, B. M. G. El modelo analógico como recurso didáctico en ciencias experimentales. Revista Iberoamericana de educación, v. 37, n. 2, p. 1-15, 2005. DOI: https://doi.org/10.35362/rie3722716. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2716. Acesso em: 31 mar. 2023.

HIRANAKA, R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.

LOPES, S.; AUDINO, J. Inovar Ciências da Natureza. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

MELO, M. S.; PARAGUAÇU, F. Uma revisão de literatura sobre o uso das analogias no ensino de Ciência e Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 1–19, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n4a35. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2823. Acesso em: 31 mar. 2023.

MUNARIN, K. O.; MUNARIN, E. E. O. Uma Análise Crítica das Analogias “Bola de Bilhar”, “Pudim de Passas” e “Sistema Solar” Utilizadas para o Ensino de Química em Modelos Atômicos. In: Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 14, 2008, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2008. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/trabalhos.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.

OLIVEIRA, T. M. A.; MOZZER, N. B. Os conhecimentos de futuras professoras de Química sobre o uso de analogias no ensino: influências de um processo formativo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 22, n. 1, p. 26-50, 2023. Disponível em: http://reec.uvigo.es/REEC/spanish/REEC_older_es.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.

PAGANOTTI, R. S. N. et al. Concepções químicas dos alunos do Ensino Médio de escolas mineiras sobre modelos atômicos e o ensino de Química. In: Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 18, 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2016. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/trabalhos.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.

REIS, J. M. C. KIOURANIS, N. M. M.; SILVEIRA, M. P. Conceito de átomo: obstáculos epistemológicos e o processo de ensino e aprendizagem. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/trabalhos.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.

SANTOS, D. L.; FERNANDES, G. W. R. O Modelo Atômico de Thomson: um estudo sobre o livro didático, estratégia docente e concepção dos alunos. REnCiMa, v. 11, n. 6, p. 624-643, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i6.2548. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2548. Acesso em: 31 mar. 2023.

SANTOS, M. G.; JOSÉ, W. D.; ALEXANDRINO, D. M. Analogias e metáforas no ensino de Química: um estudo da abordagem dos trabalhos publicados no ENPEC e no ENEQ. In: Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 20, 2020, Recife. Anais [...]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE/UFPE), 2020. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/eneqpe2020/247870-analogias-e-metaforas-no-ensino-de-quimica--um-estudo-da-abordagem-dos-trabalhos-publicados-no-enpec-e-no-eneq/. Acesso em: 31 mar. 2023.

SANTOS, S. C. S.; TERÁN, A. F.; SILVA-FORSBERG, M. C. ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA NO ENSINO DE ZOOLOGIA. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 591–603, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/264. Acesso em: 26 dez. 2023.

THOMPSON, M.; RIOS, E. P. (org.). Observatório de Ciências. São Paulo: Moderna, 2018.

TREAGUST, D. F. The Role of Multiple Representations in Learning Science: Enhancing Students’ Conceptual Understanding and Motivation. In: LEE, Y.; TAN, A. (ed.). Science Education at the Nexus of Theory and Practice. Sense Publishers, 2008.

USBERCO, J. et al. Companhia das Ciências. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.14847

Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License