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O reconhecimento da mulher nos livros didáticos de Química: uma análise das edições de 2015 e 2018 do PNLD

Bárbara Mulè Gonçalves, Soraia Peres Lima de Souza Mello

Resumo

No cenário atual de intensos debates sobre o papel da mulher na Ciência, a escola pode ser uma importante aliada através de mudanças na prática docente e no uso dos livros didáticos (LDs). Na edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi inserido um novo critério voltado à avaliação do destaque das contribuições da mulher na Química. Nesse sentido, este estudo buscou avaliar o impacto do novo indicador na forma como as citações às mulheres cientistas ocorreram nas coleções comuns às edições de 2015 e 2018. A coletânea que mais se destacou quanto ao número de citações foi avaliada através da Análise de Conteúdo, que evidenciou um aumento das citações de maior destaque às cientistas por meio da inclusão de elementos históricos, fato que, apesar de atender às novas demandas, pode levar a dificuldades em encontrar registros sobre as realizações de muitas cientistas


Palavras-chave

livro didático; PNLD; mulher na ciência; ensino de química.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.14848

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