Atividade inferencial na compreensão leitora de gêneros textuais da matemática escolar
Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar a produção de inferências de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na leitura de diferentes gêneros textuais da matemática escolar. Tem como fundamento teórico as discussões de Marcuschi (2008) acerca da produção de inferências no processo de leitura. A abordagem é quantitativa, de larga escala, e se trata de um estudo de caso exploratório. A produção de dados foi realizada com 387 alunos de 14 escolas do campo e da cidade do município de Canaã dos Carajás, Estado do Pará, a partir da aplicação de uma prova de leitura constituída por cinco Testes Cloze utilizando diferentes gêneros textuais da matemática escolar. Os resultados apontam maior ocorrência de acertos no preenchimento das lacunas que mobilizam as inferências de base textual. Concluímos que esse processo de inferenciação, baseado em informações intratextuais, não parece ser influenciado pelo gênero do texto matemático.
Palavras-chave
Letramento matemático; leitura; inferência; teste cloze
Texto completo:
PDFReferências
ASSIS. E. F. et al. Relações entre a Compreensão de Leitura, Resolução de Problemas de Raciocínio Quantitativo e Funções Executivas. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, e21004, p. 1-16. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-73132021000. Acesso em: 29 abr. 2023.
BARBOSA, R. M.; RIPARDO, R. B. Leitura e produção de inferências matemáticas no estudo de inequações. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020041, 2020. DOI 10.37001/remat25269062v17id389. Disponível em: http://revistasbemsp.sbempaulista.org.br/index.php/REMat-SP/article/view/389. Acesso em: 29 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CAVALCANTI, C. B. O. Moderna perspectiva das classes de palavras: em homenagem a Joaquim Mattoso Câmara Jr. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Anais eletrônico do VIII CiFEFiL - Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2005. Disponível em: http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno03-15.html. Acesso em: 11 jan. 2023.
COMÉRIO, M. S. Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos. 2012. 301 f. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/251494/1/Comerio_MartaSantana_D.pdf. Acesso em: 25 mar. 2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 2005.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 14. ed. Campinas: Pontes: 2011.
KOCH, I. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2015.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, M.; LAKATOS, E. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
PINTO, A. B. A. A compreensão textual e o processo inferencial com estudantes idosos da EJA em uma escola municipal do Recife/PE. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872021000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt&utm_source=researcher_app&utm_medium=referral&utm_campaign=RESR_MRKT_Researcher_inbound. Acesso em: 30 abr. 2023.
PIRES, C. M. C. A arte de raciocinar. In: MURRIE, Z. F. (org.). Matemática: livro do estudante/ensino fundamental. 2 ed. Brasília: MEC/Inep, 2006. p. 31-56.
PROENÇA, M. C.; MAIA-AFONSO, E. J.; TRAVASSOS, W. B.; CASTILHO, G. R. Resolução de Problemas de Matemática: análise das dificuldades de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 36, p. 224-243, 2020.
RIPARDO, R. B. Escrever bem aprendendo matemática: tecendo fios para uma aprendizagem matemática escolar. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062015-130813/publico/RONALDO_BARROS_RIPARDO.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.
ROGERI, N. K. O. Geometria: leitura e representação da realidade. In: MURRIE, Z. F. (org.). Matemática: livro do estudante/ensino fundamental. 2 ed. Brasília: MEC/Inep, 2006. p. 82-102.
TAYLOR, W. Cloze procedure: a new tool for measuring readability. Journalism Quarterly, n. 30, p. 415-433, 1953.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.14871
Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.