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Atividade inferencial na compreensão leitora de gêneros textuais da matemática escolar

Rosane Mendes Barbosa, Ronaldo Barros Ripardo

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a produção de inferências de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na leitura de diferentes gêneros textuais da matemática escolar. Tem como fundamento teórico as discussões de Marcuschi (2008) acerca da produção de inferências no processo de leitura. A abordagem é quantitativa, de larga escala, e se trata de um estudo de caso exploratório. A produção de dados foi realizada com 387 alunos de 14 escolas do campo e da cidade do município de Canaã dos Carajás, Estado do Pará, a partir da aplicação de uma prova de leitura constituída por cinco Testes Cloze utilizando diferentes gêneros textuais da matemática escolar. Os resultados apontam maior ocorrência de acertos no preenchimento das lacunas que mobilizam as inferências de base textual. Concluímos que esse processo de inferenciação, baseado em informações intratextuais, não parece ser influenciado pelo gênero do texto matemático.


Palavras-chave

Letramento matemático; leitura; inferência; teste cloze


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.14871

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